Sociedade

Câmara de Pombal aprovou projecto de Requalificação Urbana da Várzea, após contributos dos cidadãos

13 abr 2021 13:06

Abrange uma área de mais de 22 mil metros quadrados e custará mais de 1,7 milhões de euros

camara-de-pombal-aprovou-projecto-de-requalificacao-urbana-da-varzea-apos-contributos-do-cidadaos
Proposta que foi aprovada ontem, segunda-feira, em reunião do Executivo municipal
CM Pombal

Integrado na operação de Requalificação Urbana da Várzea, o projecto de reabilitação do Jardim da Várzea, em Pombal, foi aprovado pela autarquia, estimando-se um investimento global superior a 1,7 milhões de euros.

Já em curso, a intervenção, alvo de alguma contestação popular, abrange uma área de mais de 22 mil metros quadrados, e, segundo a autarquia, surge "como uma clara aposta na refuncionalização daquela zona central da cidade, pilar estratégico para a promoção e dinamização cultural, criando também, desta forma, condições para desfrutar melhor o espaço público".

A proposta que foi aprovada ontem, segunda-feira, em reunião do Executivo municipal, resulta de um período de auscultação pública para recolha de contributos dos cidadãos, tenda a autarquia apresentado propostas de melhoria do local.

Reza a história que foi neste espaço que, em 1323, foi oferecido um banquete em virtude do juramento público de paz entre D. Dinis e o príncipe D. Afonso IV, celebrado na Igreja Matriz de Pombal, ficando assim perpetuado como "Várzea do Bodo".

 

Fonte: CM Pombal

 

Recuperado na década de 30, do século XX, por acção do arquitecto paisagista Jacinto de Matos, conta com um fontanário de base quadrangular com uma arquitectura e decoração em azulejos e possui vários canteiros de ervas aromáticas.

"O novo projecto visa uma integração equilibrada do ponto de vista urbanístico, mantendo uma relação de continuidade com o existente, mas com área verde bem mais ampliada. Comparativamente com a proposta inicial, esta nova proposta mantém os percursos pedonais exteriores ao jardim na sua configuração e materiais a aplicar.

Já no interior do jardim, será removida a matriz proposta em calçada miúda branca e preta, por pavimento drenante em saibro estabilizado não desagregável, com uma leitura semelhante ao existente actualmente, e perfeitamente pedonal.

Outras das grandes alterações é a eliminação dos quatro canteiros florais propostos em altura, sendo substituído por quatro canteiros ao nível do solo, com uma área verde muito mais ampla do que a inicial.

Nestes mesmos canteiros serão colocados bancos com costas estrategicamente instalados de forma a tirar partido das sombras existentes.

A área verde do jardim será substancialmente maior, havendo ainda um incremento de 12 novas árvores face ao existente, promovendo assim uma maior zona de sombras.

A zona central onde se encontra a fonte da Várzea mantém a solução inicial marcada por um pedestal acessível em pedra calcária em detrimento do atual piso em cimento, enriquecido com uma iluminação cénica que dará, certamente, um brilho maior ao espaço", pode ler-se na descrição do proposto.