Sociedade

Câmara, Politécnico e Presidência da República lamentam morte de João Bonifácio Serra

20 abr 2023 08:54

Natural de Caldas da Rainha, assumiu a coordenação do Grupo de Missão e a presidência do Conselho Estratégico da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027

camara-politecnico-e-presidencia-da-republica-lamentam-morte-de-joao-bonifacio-serra
João Bonifácio Serra foi Chefe da Casa Civil do Presidente da República, entre 1997 e 2006
Jornal de Leiria/Arquivo

“Uma extraordinária carreira ligada à cultura e ao conhecimento”, salienta a Câmara Municipal de Leiria. “Nome incontornável da região ligado às artes e à cultura”, lembra o Politécnico de Leiria. As notas de pesar das duas instituições lamentam a morte de João Bonifácio Serra, também evocado pela Presidência da República, que, através do site oficial, apresenta condolências à família e destaca o “homem de cultura, professor e historiador”.

Natural de Caldas da Rainha, João Bonifácio Serra trabalhou com o Presidente Jorge Sampaio desde o primeiro dia no Palácio de Belém até ao último, de 1996 a 2006, tendo sido seu assessor e, mais tarde, Chefe da Casa Civil.

Além de condecorações no estrangeiro, nomeadamente no Luxemburgo, Itália, Grécia, França, Finlândia, Noruega, Tunísia, Argélia, Marrocos, Turquia e Canadá, foi condecorado, em 2006, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e como Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, tendo exercido as funções de Vogal do Conselho das Ordens Nacionais.

O texto divulgado pela Câmara lembra que “manteve nos últimos anos uma profunda relação com o Município de Leiria, tendo assumido a coordenação do Grupo de Missão e a presidência do Conselho Estratégico da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, dando um enorme contributo para o desenvolvimento da estratégia cultural” no concelho.

No contexto do projecto Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, João Bonifácio Serra já tinha sido vogal do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, em 2009, assumindo a partir de 2011 o cargo de Presidente da Fundação, que ocupou até 2013.

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante a morte de João Bonifácio Serra e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”, lê-se na nota da autarquia.

Em 2022, recebeu a medalha Grau Ouro no Dia do Município de Leiria, pelo seu percurso de vida dedicado às áreas da cultura, das artes e do ensino, com grande contributo para a afirmação da região de Leiria nestas áreas e do Politécnico de Leiria enquanto instituição de ensino superior público. Tinha também as medalhas de mérito municipal das Caldas da Rainha e de Guimarães.

João Bonifácio Serra foi investigador e docente no ISCTE e na Universidade Nova da Universidade de Lisboa, sendo autor e co-autor de várias obras, designadamente sobre a História da República e o republicanismo.

Em 1989, foi nomeado Vogal da Comissão Instaladora da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), do Instituto Politécnico de Leiria.

Na ESAD.CR, foi interveniente activo e mobilizador na criação dos cursos de licenciatura em Programação e Produção Cultural e de Mestrado em Gestão Cultural, de que foi coordenador. Exerceu, para além das funções docentes e de investigação, o cargo de Presidente da Assembleia de Representantes, foi membro do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, entre 2008 e 2018 e Pró-Presidente, entre 2014 e 2018, e teve um papel crucial na Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade atribuída ao Instituto Politécnico de Leiria em 2018, da qual era titular.

Ainda na ESAD.CR, foi comissário do projeto Molda e Integrava a Comissão Directiva do Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA), unidade de investigação onde coordenava diversos projectos nas áreas da cerâmica, estudos de património e gestão cultural.

Ao longo de décadas na vida pública, organizou e participou em inúmeras iniciativas de âmbito cultural, em colaboração com organizações das regiões Oeste e Leiria.

“O Instituto Politécnico de Leiria endereça à família e aos amigos do Professor João Bonifácio Serra as mais sentidas condolências neste momento de tristeza”, lê-se na nota de pesar do Politécnico de Leiria.

João Bonifácio Serra faleceu ontem, 19 de Abril, aos 73 anos.