Sociedade

Caminhada Verde, na Praia da Vieira, alerta para poluição da bacia do Rio Lis e recuperação da Mata Nacional de Leiria

25 ago 2023 12:11

Iniciativa do Partido Ecologista Os Verdes acontece domingo

caminhada-verde-na-praia-da-vieira-alerta-para-poluicao-da-bacia-do-rio-lis-e-recuperacao-da-mata-nacional-de-leiria
Poluição no Rio Lis será uma dos temas abordados durante esta iniciativa
Rui Miguel Pedrosa/arquivo

No próximo domingo, dia 27 de Agosto, pelas 9 horas, o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) vai realizar uma Caminhada Verde, na Praia da Vieira, na Marinha Grande, com o objectivo de alertar, ouvir e intervir sobre a poluição na bacia hidrográfica do rio Lis, que desagua nesta localidade, e a falta de re(arborização) da Mata Nacional de Leiria ardida em 2017.

Em nota de imprensa, os organizadores da iniciativa salientam que "as descargas de efluentes suinícolas na bacia do Rio Lis ocorrem há largos anos, de forma regular, constituindo-se em crimes ambientais que matam o ecossistema fluvial e ribeirinho e roubam às populações locais o direito, constitucionalmente garantido, a um ambiente sadio".

"Além de um vasto conjunto de intervenções do PEV sobre este atentado ambiental, em 2019, por iniciativa de Os Verdes foi aprovada, com a abstenção do PSD, a Resolução da Assembleia da República n.º  169/2019 que recomenda ao Governo que tome medidas para resolver a poluição da bacia hidrográfica do rio Lis, todavia decorridos quatro anos muito pouco foi realizado para terminar com a poluição", prossegue a mesma fonte.

"A Caminhada Verde pretende abordar igualmente a falta de intervenção na Mata Nacional de Leiria. Em 2017, os incêndios destruíram  86% da Mata, uma perda muito significativa com a destruição de vários ecossistemas que desempenham um importantíssimo papel ao nível ambiental, social e produtivo, com valor significativo também ao nível histórico e científico", entende o PEV.

"Era expectável acções céleres de reflorestação, valorização e defesa do Pinhal de Leiria, no sentido de se poder recuperar a riqueza natural outrora existente, todavia, decorridos 6 anos a larga maioria da área ardida (8800 hectares) não foi (re)arborizada, proliferando as espécies exóticas invasoras que encontraram nas clareiras espaço para a sua expansão", nota ainda.

"Esta iniciativa insere-se no âmbito do roteiro ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo País, orientado para o contacto próximo com as populações e abordagem aos principais desafios que o País e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais", contextualiza o partido.

Do programa de domingo faz parte a caminhada junto ao rio Lis, com ponto de encontro no parque de merendas Norte, pelas 9 horas, seguida de piquenique, com almoço partilhado, pelas 12 horas.