Sociedade
Campanha 54': A violência no lar, pela lente de Carolina Lemos
Iniciativa parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia
Clique em cima na imagem para ver o vídeo
A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, apresentou hoje mais um vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA se associou.
Carolina Lemos assina este trabalho que, nos 54 segundos por si realizados, conta com a interpretação de Sara Lourenço, Marciano Silva, Luana Almeida e Mónica Oliveira, fotografia de Carolina Lemos, edição de Carlota Marques e caracterização de Francisca Passos Vella.
Durante o secundário participou num intercâmbio entre escolas e, nas duas semanas em que decorreu o intercâmbio, desenvolveu diversos trabalhos artísticos tanto na Holanda como em Portugal.
Fez parte do Colóquio Juvenil das Artes, no ano lectivo de 2018/2019, em Viana do Castelo, desenvolvendo, com um grupo de colegas, uma apresentação que juntava a performance com as artes plásticas.
Realizou dois cursos de inglês com a duração de duas semanas com a companhia "Education First”.
A fotografia sempre foi uma componente muito importante no seu trabalho, dedicando-se a ela como fotógrafa freelancer.
Esta campanha de sensibilização dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.
Durante todos 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.