Sociedade

Campanha 54'': Menos de um minuto até ao fim da violência doméstica e de género

14 nov 2020 18:44

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

Numa contagem decrescente até ao fim da violência, o vídeo de hoje do projecto 54' - cinquenta e quatro minutos, é da autoria de Nuno Matos Valente.

Este é um projecto promovido pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, campanha de sensibilização contra a violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou.

A iniciativa 54' parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.

Nuno Matos Valente é natural de Lisboa. Cresceu na cidade de Castelo Branco, onde viveu a partir de 1980. Reside em Alcobaça desde 2007.

É professor de Educação Visual desde 2002 e editor nas Edições Escafandro, de que foi co-fundador em 2012. A partir de 2008 integrou a equipa de autores da colecção “Segredos”, manuais escolares para todos os níveis de ensino do 1.º ciclo, editada pela Raiz Editora entre 2009 e 2011.

A colecção foi adotada por dezenas de escolas nacionais e em Macau. De 2012 a 2014 reformulou os manuais de acordo com as novas Metas Curriculares.

Em 2012, 2014 e 2016, publicou os livros infanto-juvenis “A Ordem do Poço do Inferno”, "O Tesouro do Califa", e "A Floresta de Metal" pelas Edições Escafandro. Em 2015, a coleção integrou as listas do Plano Nacional de Leitura como obra recomendada ao 2.º ciclo.

Em 2016, publicou o "Bestiário Tradicional Português", um estudo pioneiro que reúne e ilustra as criaturas fantásticas do imaginário popular português.

Em 2018, adaptou a obra aos palcos, com Apoio à Dramaturgia de Joana Bértholo e interpretações de Paula Só, Ana Lúcia Palminha, Estêvão Antunes e Tobias Monteiro.

Desenvolve oficinas em torno das suas obras em bibliotecas, escolas, festivais literários e outros contextos.

Colabora como editor na Edições Escafandro, sendo o responsável editorial por diversas obras, entre elas "A História do Rock - para pais fanáticos e filhos com punkada", de Rita Nabais, com ilustrações de Joana Raimundo, publicada em Portugal, Estados Unidos, Canadá e Suécia, em 2018.

Em 2019, foi-lhe atribuída uma Bolsa de Criação Literária pela Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas à qual se dedica actualmente em exclusivo.