Sociedade

Campanha para redução do consumo da água em Ansião

1 ago 2023 12:23

“Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas um minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água"

campanha-para-reducao-do-consumo-da-agua-em-ansiao
Água é vida - não a desperdice promove práticas para uso eficiente da água
DR

Sob o mote Água é vida - não a desperdice, a Águas do Centro Litoral (AdCL), a APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior e a Câmara Municipal de Ansião juntaram-se pelo valor da água e vão lançar uma campanha no concelho, que visa reduzir o consumo.

Com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Acção Climática, o Grupo Águas de Portugal, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos pretendem promover práticas que fomentem o uso eficiente da água no actual contexto de seca e escassez de água.

“A água, um bem precioso, essencial a todos os aspectos da vida na Terra, é um recurso cada vez mais escasso por efeitos das alterações climáticas. Por isso, é tempo de agir. Há soluções estruturais para combater a escassez que estão a ser adoptadas, mas todos devemos contribuir para diminuir o consumo de água, ajustando comportamentos, fazendo um uso adequado do recurso e combatendo o desperdício”, refere uma nota de imprensa.

“Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas um minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoa”, destaca a Águas do Centro Litoral.

No lançamento da campanha foram apresentados os vídeos vencedores do concurso “Brigada da Seca, Educar para o Uso Consciente da Água” e foi ainda incentivado o consumo de água da torneira, permitindo “desmistificar alguns paradigmas criados pelo consumidor no que respeita à ingestão da água da torneira”.

“A opção pela água da torneira assume uma importância estratégica por ser uma escolha que contribui para a minimização dos impactes ambientais, destacando-se, por ser ecológica, económica, segura e de acesso universal”, refere o comunicado.