Desporto
Campeões recebidos na Câmara de Leiria prometem não parar por aqui
"Para muitos era um sonho, hoje é uma realidade", refere Diogo Amado
Antes da hora marcada já vários adeptos aguardavam a chegada dos campeões da Liga 3 no Largo da República, em frente à Câmara de Leiria.
A chuva não foi motivo para desistências. Bem pelo contrário, aos poucos a massa adepta foi aumentando, com bandeiras, cachecóis e camisolas e a entoar o hino da União de Leiria. Passavam alguns minutos das 18 horas quando o autocarro vermelho parou em frente aos Paços do Concelho e a multidão rodeou o veículo para poderem tocar e parabenizar o grupo.
Diogo Amado, capitão de equipa, foi o primeiro a sair com a taça na mão. Os aplausos e os cânticos apareceram de imediato.
“É um enorme orgulho representar este grupo. Para muitos era um sonho, hoje é uma realidade. Movemos uma cidade em torno do futebol e não queremos parar por aqui”, afirmou Diogo Amado, que já pensa na subida.
A mesma pretensão foi deixada pelo treinador. Vasco Botelho da Costa sublinhou que gostaria muito de regressar aos Paços do Concelho no final da próxima temporada.
Elogiando os adeptos, que não deixaram de apoiar a equipa ao longo de todo o campeonato, o técnico referiu que “a equipa puxou pelas pessoas, mas as pessoas também puxaram pela equipa".
União fez a força
“Fomos uma equipa e, como sabemos, uma equipa não é pura e simplesmente um grupo de pessoas que trabalham juntas. Uma equipa é um grupo de pessoas que confiam umas nas outras”, destacou Armando Marques, presidente da SAD da União de Leiria, que também agradeceu todo o apoio prestado pelo presidente do clube, Luís Carlos Caetano, e também da autarquia.
Armando Marques revelou que a caminhada começou a desenhar-se em 2020, quando recebeu “um convite meio estranho do vereador Ricardo Santos”, que o desafiou a vir para Leiria.
“Inicialmente havia uma certa dose de loucura para o pedido que fez”, admitiu, lembrando que o projecto embateu logo numa pandemia.
“O primeiro ano tivemos ainda o desafio de modernizar a instituição e no segundo ano apostámos claramente no sucesso desportivo, mas não conseguimos por várias razões, mas a principal porque alguns foram mais competentes que nós”, assumiu.
Armando Marques reconheceu que a primeira escolha de parceiros não funcionou, pelo que teve de procurar outros e o sucesso da União de Leiria começou a desenhar-se com a “escolha do accionista Navdeep Sight e de Nélio Lucas”.
Obrigada Nélio Lucas
“Houve várias propostas para adquirirem a SAD até mais vantajosas financeiramente, mas nunca foi por dinheiro. Iniciámos um alvo que é a identidade de um projecto. Investimentos na transformação do estádio, com pinturas e lonas. Hoje entramos no estádio e sabemos que é o Estádio de Leiria, mas também pertence à União de Leiria”, destacou.
A aproximação à cidade, às pessoas foi um dos “maiores orgulhos desta época”, nomeadamente “ter conseguido ter o estádio cheio de famílias, criança e mulheres”, a “roçar a lotação do estádio”.
Armando Marques admitiu ainda que o futebol espectáculo que foi construído teve “muita controvérsia” no início, mas hoje a União de Leiria é “um caso de estudo quer a nível nacional, quer mesmo a nível internacional”.
“O futebol é muito mais do que jogo. É envolvimento de todos. Pensámos fora da caixa e extravasámos as fronteiras do concelho, assumindo-nos como uma bandeira da região Centro no que diz respeito ao futebol. Juntos vamos, definitivamente, afirmar Leiria como uma verdadeira capital da região Centro”, acrescentou.
O presidente da SAD não deixou de reconhecer o papel de Nélio Lucas. “Em Junho de 2022, numa entrevista a um jornal desportivo de âmbito nacional, disse que ‘a entrada de Nélio Lucas era uma mais-valia’. Poucos te conheciam, alguns com muita desconfiança não acreditavam neste porquê. Mas, nunca tive dúvidas sobre aquilo que tu serias capaz de fazer. Obrigada”, afirmou.
“Todos sabemos que deixas muitas pessoas sem dormir e que a pressão é constante, mas tu personificas tudo aquilo que queremos para Leiria: o sucesso. E, de facto, o sucesso dá mesmo muito trabalho”, disse ainda Armando Marques, que agradeceu a Nélio Lucas por ter “abraçado o projecto” da União de Leiria.
Para o ano há mais
“Esta é uma vitória de enorme importância, não apenas para a União de Leiria, mas para o concelho e toda a região de Leiria, e não menos importante para o futebol”, lançou Gonçalo Lopes, que entregou medalhas a todo o staff.
O presidente da Câmara de Leiria considerou o projecto da União de Leiria vem demonstrar que o lugar do clube é “na principal Liga do campeonato”.
“Estou certo que, com a competência e energia que rodeiam este projecto, será uma questão de tempo, que desejamos o mais curto possível, até atingirmos este grande objectivo para Leiria”, afirmou Gonçalo Lopes, que também desejou poder receber de novo a União de Leiria na câmara para “celebrar mais uma grande conquista para Leiria”.