Viver
Canções tradicionais juntam filarmónicos de Leiria e os primeiros maestros formados no Politécnico
Concerto final da pós-graduação em Direcção de Bandas e Ensembles de Sopros realiza-se hoje no Teatro José Lúcio da Silva com a Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria
Cada aluno vai apresentar um arranjo original de uma canção tradicional da sua região de origem. O concerto, inteiramente dedicado à música portuguesa, coloca em palco a Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, que será dirigida pelos primeiros maestros formados no Politécnico de Leiria.
O espectáculo “As Nossas Canções Tradicionais” – que acontece hoje no Teatro José Lúcio da Silva, com início às 21:30 horas – é o concerto final da primeira pós-graduação em Direcção de Bandas e Ensembles de Sopros da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
“Será uma verdadeira viagem na tradição musical de Norte a Sul de Portugal. Será também um importante momento para apoiarmos os nossos artistas locais e a música portuguesa”, lê-se na nota de divulgação.
Em Março, o coordenador do curso, Alberto Roque, explicou ao JORNAL DE LEIRIA que a pós-graduação em Direcção de Bandas e Ensembles de Sopros coloca Leiria num patamar onde estão apenas mais duas cidades portuguesas – Aveiro (mestrado) e Lisboa (licenciatura).
Inscreveram-se 16 músicos, do Norte ao Algarve, entre eles, uma única mulher.
Desde o arranque, em Outubro, além da componente teórica, trabalharam, de 15 em 15 dias, e em contexto de ensaio, com as filarmónicas da região.
Participaram, também, em dois seminários: com a maestrina Andreja Šolar, proveniente da Eslovénia, e com o maestro suíço Felix Hauswirth.
No próximo ano lectivo, deverão voltar a abrir vagas para a pós-graduação em Direcção de Bandas e Ensembles de Sopros na ESECS.