Sociedade

Candidatura de Leiria Capital Europeia da Cultura continua a motivar troca de acusações entre oposição e câmara

3 mai 2022 14:23

PSD diz que Leiria gastou quase 900 mil euros com candidatura a Capital Europeia da Cultura

candidatura-de-leiria-capital-europeia-da-cultura-continua-a-motivar-troca-de-acusacoes-entre-oposicao-e-camara

A candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 e o seu afastamento continua a motivar troca de acusações entre a oposição e o executivo socialista da Câmara de Leiria.

Reconhecendo que se tratou de “uma iniciativa válida”, Manuel Azenha (BE) acusou, na última reunião de Assembleia Municipal, o executivo de “tentar escamotear os erros” e de tentar “tratar os leirienses como se fosse poucos inteligentes”, nomeadamente pela “falta de informação financeira, precisa e descriminada” dos custos.

Também António Pereira de Melo (PSD) criticou “a forma ardilosa” como o executivo tem divulgado informação financeira relativa à candidatura e apresentou as suas próprias contas, feitas a partir da análise de contratos. “Identificámos, nos últimos três anos, gastos imputáveis à candidatura e programação de dois milhões de euros”, referiu.

Esse valor foi, no entanto, refutado pelo presidente da câmara, Gonçalo Lopes, segundo o qual, o investimento associado à candidatura totalizou 642 mil euros. Destes, 258 mil foram afectos ao dossier da candidatura e o restante para programação e promoção. “Assistimos aqui a um exercício que não é bonito de só trazer pontos fracos”, criticou, acrescentando que “não se pode afiar sempre as facas quando alguma coisa corre mal”.

Numa nota divulgada hoje, a Comissão Política do PSD Leiria disse o Município de Leiria gastou quase 900 mil euros com a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, valor superior aos 258.900 anunciados pelo presidente da Câmara, Gonçalo Lopes.

Segundo uma nota de imprensa, a Comissão Política do PSD Leiria refere que “pela segunda vez, agora em sessão da Assembleia Municipal de 29 de Abril, à pergunta e à exposição do PSD, o Sr. presidente da Câmara Municipal de Leiria [Gonçalo Lopes, PS] apresenta o valor de 258.900 euros, como sendo o gasto com a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura - Rede Cultura 2027, excluindo a programação cultural”.

No entanto, as quantias apresentadas, “acrescidas do IVA pago e suportado pelo Município, correspondem ao total de 894.781,36 euros”, refere a nota assinada pelo presidente da concelhia José Augusto Santos.

Apresentando um quadro com a descriminação dos gastos, que engloba a contratação de serviços de consultoria e programação no âmbito da estratégia cultural, a criação de um site e aplicação móvel, um projeto de promoção da candidatura, entre outros, o PSD questiona se “na ausência da candidatura, o gasto era necessário?”

“Não incluímos qualquer gasto com a logística, cedência de instalações, energia, telecomunicações, material de consumo corrente e pessoal de apoio dos serviços municipais às equipas de consultoria e de gestão. E abstemo-nos, por agora, dado a sua extensão, de apresentar os gastos incorridos com a programação cultural”, refere ainda o comunicado.

O PSD salienta que “nada” os move “contra a cultura em Leiria, contra os seus agentes culturais, pessoas e instituições que prestam um serviço de relevância para uma identidade comum que se pretende estudar, manter, aprofundar e divulgar, para bem de uma sociedade que se quer orgulhosa do seu passado, feliz com o seu presente, e esperançosa quanto ao seu futuro”.

“Apenas pretendemos que quem gere os dinheiros públicos o faça com eficiência e rigor, e disso preste as devidas e verdadeiras contas”, frisa a mesma nota dos sociais-democratas.

As cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora são as finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Estas quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios, entre os quais Leiria, que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.