Sociedade

Cáritas de Leiria associa-se a semana nacional com peditório online

28 fev 2021 14:57

Começa este domingo, dia 28, a Semana Nacional da Cáritas, que decorrerá até ao dia 7 de Março.

caritas-de-leiria-associa-se-a-semana-nacional-com-peditorio-online
No seu serviço social, a Cáritas de Leiria fez, no último ano, 1.262 atendimentos
DR

A Cáritas de Leiria-Fátima adere, mais uma vez, à Semana Nacional da Cáritas, que começa este domingo e que decorre até dia 7 de Março, com o tradicional peditório a decorrer, pelo segundo ano consecutivo, em formato digital.

Este peditório tem como objectivo a angariação de verbas, que irão reforçar a capacidade da rede Cáritas na resposta aos atendimentos sociais e no desenvolvimento e implementação de projectos sociais locais.

No último ano, a Cáritas Diocesana de Leiria fez, no seu serviço social, um total de 1.262 atendimentos, correspondentes a 450 famílias e abrangendo 1.215 pessoas. Através da sua loja solidária, que visa a distribuição de vestuários e outros artigos para a casa, a entidade realizou 58 atendimentos, apoiando 190 famílias, num total de 575 pessoas.

Segundo uma nota de imprensa da instituição, “a redução significativa de rendimentos pela perda de posto de trabalho, ou os rendimentos insuficientes, seja salário ou reforma”, são as principais razões que motivam o apoio da Cáritas, que tem respondido com o pagamento despesas de saúde e medicamentos e pagamento de despesas de electricidade.

A nível nacional, a rede Cáritas atribuiu, no ano passado, apoios financeiros a cerca 1,5 milhões de euros, ao qual se somam ainda ajudas com produtos alimentares e bens essenciais bem como outras respostas sociais de emergência.

A Cáritas Diocesana de Leiria faz, por isso, um apelo à sociedade civil para se unir e colaborar com o peditório nacional, através dos canais digitais que este ano têm à disponibilidade, “porque embora se realize de uma forma diferente, preconiza os mesmos objectivos, o apoio às famílias em situação de maior fragilidade social e económica”.