Sociedade
Castanheira de Pera lança 12 novas caminhadas temáticas
A Rota Botânica está marcada para Abril, numa incursão embalada pela Primavera
Da brama dos veados à tradição dos neveiros, passando pela memória dos lanifícios e pelos sabores do mel e da castanha, há 12 caminhadas temáticas preparadas para 2024 pelo município de Castanheira de Pera.
“Doze meses doze caminhadas” arrancou em 2023 e regressa com uma nova proposta por mês, dando continuidade ao sucesso do ano anterior, salientou o diretor-geral da empresa municipal Prazilândia.
“Este programa foi criado com o intuito de mostrar o nosso território, de uma forma muito ligada ao desporto de natureza”, explicou à agência Lusa Marco Anjos.
O resultado foi óptimo, de acordo com aquele responsável: “Todos os meses tivemos muitas inscrições”.
Castanheira de Pera, que segundo o Censos de 2021 tem 2.645 habitantes, com “Doze meses doze caminhadas” recebeu entre 1.100 e 1.200 pessoas.
“Foi, sem dúvida, muito positivo”, realçou o organizador.
Para a segunda edição foram preparadas mais 12 caminhadas temáticas, cada uma com “a sua intenção, o seu local a visitar, o seu objectivo”, dando a conhecer a fauna e a flora locais, as paisagens ou a história.
“Muitos locais [de passagem], até os próprios habitantes de Castanheira desconhecem”, explicou Marco Anjos, prometendo para 2024 que os 12 percursos “serão diferentes”, a pensar em quem participou em 2023, mas também para incentivar quem é de fora a voltar ao concelho.
“Temos ainda muitos locais por visitar, muita história por descobrir, muitas paisagens para as pessoas apreciarem”, garantiu Marco Anjos, lembrando o sul de Castanheira de Pera, que “está muito por explorar e é fantástico”.
Entre as caminhadas mais originais, o director-geral destacou a brama dos veados, o chamamento que acontece na época de acasalamento, que suscita bastante interesse e que será acompanhada em duas caminhadas distintas no mês de setembro.
Marco Anjos destacou ainda, já em Fevereiro, a Rota dos Açudes, precisamente a sul de Castanheira de Pera. Permitirá descobrir “imponentes açudes repletos de história”, património industrial que é memória da fase áurea do fabrico de lanifícios naquele território.
A segunda edição do programa arranca no dia 21, com Rota Além Ribeira, cruzando as aldeias da Gestosa Cimeira, Fontes, Soeiro e Gestosa Fundeira.
Em Março, há Rota da Urze, “planta fundamental para o mel de urze produzido na Serra da Lousã”.
A Rota Botânica está marcada para Abril, numa incursão embalada pela Primavera. Em Maio, recordam-se “caminhos e tempos em que gentes da aldeia do Coentral iam a bailes ao Candal (Serra da Lousã) e que gentes do Candal iam trabalhar às fábricas do Coentral”.
“O Caminho dos Mortos” é o misterioso tema para o percurso de junho, enquanto em julho se caminhará de noite, para apreciar a lua cheia.
Para refrescar, Castanheira de Pera convida em agosto à Caminhada Aquática.
Feira do Mel e da Castanha do Coentral, em Outubro, leva os caminhantes aos “mais belos soutos de Castanheira de Pera”.
O frio de novembro foi escolhido para recordar o Trilho do Neveiro, honrando o labor dos ancestrais neveiros. A fechar o ano, em dezembro, há Rota Micológica na aldeia do Carregal Fundeiro.