Viver

Castelo de Ourém com reabertura prevista para 8 de Julho

28 mai 2021 14:44

Obras de restauro e conservação representaram um investimento de 2,3 milhões de euros.

castelo-de-ourem-com-reabertura-prevista-para-8-de-julho
Maria Anabela Silva

“Se tudo correr como previsto”, o Castelo de Ourém vai voltar a ser visitável a partir do dia 8 de Julho. Esta é a data anunciada para a inauguração das obras que decorrem no monumento e no Paços dos Condes e que representam um investimento na ordem dos 2,3 milhões de euros. 

A empreitada incluiu trabalhos de conservação e de restauro do monumento, mas também a criação de um museu. Foram ainda instalados dois passadiços: um recriando aquele que originalmente ligava o Paço dos Condes aos Torreões e outro ligando a Torre Dona Mécia e a Torre Nordeste. 

A data de reabertura foi anunciada no início desta semana, pelo presidente da Câmara, Luís Albuquerque, à margem de uma conferência de imprensa sobre a programação do Teatro Municipal de Ourém. 

Na ocasião, o autarca adiantou que, se a conclusão das obras no Castelo decorrer como previsto, o monumento reabrirá no dia 8 de Julho. 

Luís Albuquerque revelou ainda que passará a haver cobrança de bilhete em alguns espaço do complexo formado pelo Castelo e Paços do Conde, sendo que, numa fase inicial - “30 ou 60 dias” - as entradas serão gratuitas.

Durante a conferência de imprensa, foi também já divulgada alguma da programação do Castelo de Ourém. 

No dia 9 de Julho, o auditório do Castelo receberá um concerto de trompete, como Jéssica Pina. Friction, Openfield é o nome do espectáculo de artes visuais/media arts, que decorrerá no Castelo de 8 a 17 de Julho. 

No dia 10 de Julho, o monumento receberá um concerto de harpa, por Angélica Salvi. No dia seguinte, actua Rui Souza (Dada Garbeck) e os Beatbombers (DJ Ride e Stereoosauro). 

Todos os concertos são gratuitos.