Viver

Catarina Dias e Ricardo Romero: "O que explica o sucesso da arte urbana é a proximidade com as pessoas"

3 set 2017 00:00

'Leiria Paredes Com História' acontece entre 9 de Setembro e 9 de Outubro.

catarina-dias-e-ricardo-romero-o-que-explica-o-sucesso-da-arte-urbana-e-a-proximidade-com-as-pessoas-7055

Como vai ser a cidade depois de receber o Leiria - Paredes Com História?
Ricardo Romero – Este tipo de eventos pode trazer coisas muito boas, onde a oferta cultural, se calhar, muitas vezes não acompanha aquilo que é o crescimento das próprias cidades.

Leiria não corre o risco de parecer uma cidade que vai atrás da moda da arte urbana?
Ricardo Romero – Esse risco existe, mas se não fosse esta moda este tipo de eventos não era possível. Isto é fruto do tempo e do que as pessoas procuram consumir. A arte urbana hoje é bastante melhor aceite. O que estamos a procurar é que isto não seja só o que se faz noutros sítios, estamos a procurar que haja um bocadinho do cunho e da identidade de alguns artistas que vivem na região ou nasceram aqui.

Paredes Com História porquê?
Ricardo Romero – Por ser um ramo onde eu me movimento, esta primeira edição vai ser muito vocacionada para a pintura de paredes. Mas será um primeiro capítulo. Futuramente, poderemos ter outros episódios que poderão passar por outras coisas que não só as paredes.

O objectivo é colocar Leiria no mapa da arte urbana?
Ricardo Romero – Sim. É um evento que vai poder ser visto como um todo no futuro. E aí a criação das rotas de arte urbana, que, acreditamos nós, vai ser sem dúvida uma mais-valia para uma cidade como Leiria. Também ao nível do turismo. Vai acrescentar valor àquilo que é a oferta cultural hoje em dia. E em termos contemporâneos a arte urbana é uma coisa que as pessoas procuram e querem consumir. 

O que diferencia este evento de outros eventos em Leiria e de outros eventos de arte urbana em Portugal?
Ricardo Romero – O que vai diferenciar, aqui em Leiria, é ser um evento dedicado cem por cento à arte urbana.Até à data, em Leiria, nunca vi. Em termos de planeamento, só o facto de ser feito ao longo de um mês, diz muito daquilo que queremos – que os artistas venham, sintam Leiria, que estejam aqui. Todos nós temos a ganhar, e a própria cidade tem a ganhar, com esta partilha de conhecimentos. E é um dos factores diferenciadores em relação à forma como as coisas se estão a processar, nomeadamente, em Portugal. Porque

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ