DEPRESSÃO KRISTIN

Centenas de pessoas reunidas em vigília em homenagem aos mortos da Kristin em Leiria

9 fev 2026 21:46

Presidente da Câmara de Leiria não esqueceu quem continua sem electricidade há 13 dias

Centenas de pessoas reuniram-se esta noite numa vigília em homenagem às vítimas mortais da depressão Kristin, na Fonte Luminosa, em Leiria. O momento serviu ainda para lembrar as milhares de pessoas que ainda continuam sem electricidade e sem comunicações.

De vela na mão a iluminar o espaço e em silêncio, a população uniram-se para lembrar quem perdeu a vida. 

Gonçalo Lopes quis homenagear "todos os que partiram", mas também os heróis, como o "herói que perdeu hoje a vida", quando fazia a sua missão trabalhando numa linha de média tensão.

Não esquecendo quem continua sem electricidade em casa, o presidente da Câmara de Leiria sublinhou que “enquanto houver um leiriense sem luz, vamos estar na linha da frente” para garantir o restabelecimento de energia, mesmo que seja no sítio mais longíquo.

"Quero agradecer a todos os voluntários que se têm dedicado a ajudar o próximo, mesmo com os seus telhados destelhados e a todos os que têm vindo a Leiria. Vamos reerguer Leiria com o esforço colectivo de todos”, disse, ao lembrar ainda os concelhos vizinhos que passam pelo mesmo sofrimento.

Gonçalo Lopes reconheceu que os autarcas, incluindo os presidentes de junta, "têm feito um trabalho excepcional de humanidade, de apoio a quem mais necessita", sobretudo, "quem está longe da cidade".

Um homem morreu hoje e outro ficou ferido num acidente de trabalho, em Leiria, quando reparavam estruturas eléctricas para a E-Redes, na sequência da depressão Kristin, disseram à agência Lusa várias fontes.

Segundo o Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública (PSP), a vítima mortal tem 37 anos e o ferido, cujo estado era desconhecido, 40 anos.

Fonte da PSP adiantou que o trabalhador morreu eletrocutado e ambos trabalhavam para a empresa Canas, que está a prestar serviço à E-Redes na reparação de estruturas elétricas na sequência do mau tempo.

Fonte oficial da E-Redes confirmou que as vítimas, um morto e um ferido grave, são funcionários da empresa Canas que estavam ao serviço da operadora.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de Janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.