Desporto
Centro de Alto Rendimento de Badminton recebe o nome de Joaquim José de Oliveira Lopes
A homenagem a uma das personalidades que fomentou o crescimento do badminton em Caldas da Rainha decorre no próximo sábado
![centro-de-alto-rendimento-de-badminton-recebe-o-nome-de-joaquim-jose-de-oliveira-lopes](https://jornaldeleiria.pt/uploads/x/m/i/centro-de-alto-rendimento-caldas-da-rainha-770x470-xmil.jpeg)
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Badminton de Caldas da Rainha vai receber o nome de Joaquim José de Oliveira Lopes, figura incontornável da modalidade no concelho.
A cerimónia de homenagem decorrerá no próximo sábado, pelas 11 horas, por ocasião da 1.ª Jornada do Campeonato Nacional Sénior de Badminton.
A instituição passará a designar-se Centro de Alto Rendimento de Badminton Joaquim José de Oliveira Lopes e, no evento, estarão presentes Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Duarte Anjo, presidente da Federação Portuguesa de Badminton, e Ricardo Gonçalves, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Segundo uma nota de imprensa do município, Joaquim Lopes foi “um pilar fundamental na implementação e no crescimento do badminton nas Caldas da Rainha” e “peça-chave na construção do próprio CAR”. Foi árbitro, dirigente e director, durante vários mandatos, na direcção da Federação Portuguesa de Badminton. No Comité Olímpico de Portugal, Joaquim Lopes foi tesoureiro e membro da comissão executiva. Faleceu em Março de 2024, com 73 anos.