Covid-19
Centro Hospitalar de Leiria desmente TVI
"Lamenta-se que o CHL não tenha sido confrontado pela TVI com a referida informação, não tendo assim tido oportunidade de a desmentir"
No seguimento da notícia ontem emitida pela TVI, de que há um surto de Covid-19, no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), a instituição de saúde veio corrigir hoje, em comunicado parte da informação avançada pela estação de televisão.
O CHL desmente que dois utentes terão sido "internados na Medicina II sem realizar o teste Sars-CoV-2", e que "será essa a origem do surto actual de Covid-19" nesse serviço.
"O CHL garante que o protocolo foi cumprido e os testes foram realizados aos utentes e reforça que são 'sempre' realizados testes a 'todos' os utentes internados no CHL", é afirmado no comunicado.
Foram infectados 15 profissionais de saúde e 12 doentes, neste surto. Para minimizar o impacto desta situação, a Administração do CHL suspendeu a entrada de visitantes, acompanhantes e cuidadores até 14 de Novembro.
Excepções:
1 - No Serviço de Pediatria é permitida apenas a entrada de um acompanhante, no horário em vigor(24/24h). Este acompanhante deve realizar teste Sars-CoV-2 e permanecer durante todo o período de internamento no CHL.
2 - Na Urgência de Pediatria é permitida apenas a entrada de um acompanhante.
3 - No caso da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP) é também permitida a visita do pai durante o horário em vigor para a Torre Poente (19h00 às 20h00,às terças e quintas-feiras).
4 - No Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica é permitida a entrada de um acompanhante, se a equipa clínica assim o entender, para o acompanhamento à grávida, sem possibilidade de troca. Estão também suspensas todas as atividades com entidades externas ao CHL, assim como estágios, previstos iniciar a partir de 2 de Novembro; participação dos profissionais de saúde em cursos, seminários, encontros, jornadas ou acções de formação no estrangeiro; cerimónias religiosas das capelas do CHL; consultas de preparação para o parto; e o circuito de visita guiada pré-natal.
O documento adianta que o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) se encontra a avaliar a origem do surto e a cadeia de transmissão, sublinhando que estas "ainda são desconhecidas".
O CHL refere ainda que foram tomadas todas as medidas adequadas, que salvaguardam a saúde e segurança dos profissionais e doentes, e seguidos todos os protocolos estabelecidos, com articulação com as entidades de Saúde Pública.