Sociedade

Centro interpretativo quer preservar essência da Praia da Vieira

18 abr 2024 09:00

Inaugurado espaço que valoriza e promove arte xávega e cultura avieira

centro-interpretativo-quer-preservar-essencia-da-praia-da-vieira
Cerimónia de inauguração foi também momento de apresentação do Mar 2030
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

A inauguração do Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, terça-feira, foi um momento vivido com “grande emoção”, quer pelo presidente da Câmara da Marinha Grande, quer por todos aqueles que, apesar dos contratempos, levaram a bom porto este projecto na Praia da Vieira, realçou Aurélio Ferreira.

O presidente do município sublinhou que, mais do que um edifício, a infra-estrutura é “um tributo à identidade cultural da nossa região, especialmente da freguesia de Vieira de Leiria, ao preservar, valorizar e promover a riquíssima arte xávega e a cultura avieira. É a materialização de uma memória colectiva única”.

Resultado de um investimento superior a 600 mil euros, co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020, o centro divide-se entre uma área de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a arte xávega e os espaços de apoio à arte xávega, em pavilhões usados pelas companhas, com os seus apetrechos das artes da pesca tradicional da arte xávega, onde é possível aos visitantes presenciar tarefas e meios envolvidos.

Aurélio Ferreira recordou o caminho “desafiador” deste projecto, “repleto de obstá

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ