Viver

Centro interpretativo vai para a casa onde Eça viveu em Leiria

15 jun 2021 07:30

Aquisição do imóvel pelo Município era uma das condições impostas pelo PSD para a aprovação do Plano Estratégico Municipal da Cultura para Leiria

centro-interpretativo-vai-para-a-casa-onde-eca-viveu-em-leiria
Casa está localizada na Travessa da Tipografia
Ricardo Graça/Arquivo

A aquisição da casa onde viveu Eça de Queirós, localizada na Travessa da Tipografia, no tempo onde foi administrador de Leiria, com vista à sua requalifição e transformação num centro interpretativo, é uma das novidades da versão final do Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria, aprovado na terça-feira em reunião de Câmara.

Com o horizonte definido para os próximos 10 anos, o documento mereceu unanimidade do executivo e vai agora ser submetido à ratificação da Assembleia Municipal.

A aquisição daquele imóvel (localizado no centro histórico da cidade) pelo Município tinha sido uma das condições impostas pelos vereadores do PSD para a aprovação do plano estratégico.

“A nossa intenção é trabalhar nesse sentido”, prometeu a vereadora da Cultura, Anabela Graça.

Eça de Queirós - ou Queiroz (1845 - 1900), considerado um dos mais importantes escritores portugueses de sempre, escreveu um dos seus maiores sucessos em Leiria, O crime do padre Amaro, cidade em cujas ruas, também localizou a acção.