Sociedade

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Politécnico de Leiria inaugurado na quinta-feira

15 jul 2022 14:52

Instituição tem 1.633 estudantes de 76 nacionalidades

centro-local-de-apoio-a-integracao-de-migrantes-do-politecnico-de-leiria-inaugurado-na-quinta-feira
Para regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do Politécnico de Leiria será inaugurado na quinta-feira, dia 21 de julho, às 12 horas, no auditório dos Serviços Centrais da instituição, com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.

Segundo uma nota do politécnico enviada às Redacções, o CLAIM permitirá o "apoio complementar de proximidade aos estudantes internacionais" desta instituição, que conta com tem 1.633 estudantes de 76 nacionalidades.

Os CLAIM são espaços de acolhimento, informação e de apoio que têm como missão auxiliar o processo de acolhimento e integração de migrantes, articulando com as estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.

Prestam apoio em áreas como a regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras.

Os CLAIM resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações e autarquias, instituições de ensino superior ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado.