Covid-19

Centros de Saúde pedem melhor e mais eficaz resposta para os utentes

12 out 2020 15:18

Comissão Distrital da Proteção Civil avaliou o impacto da Covid-19 na região

centros-de-saude-pedem-melhor-e-mais-eficaz-resposta-para-os-utentes
A pressão sobre os cuidados de saúde são uma preocupação da comissão de protecção civil do distrito
Ricardo Graça/Arquivo

A Comissão Distrital da Protecção Civil reuniu, na sexta-feira, para fazer um ponto de situação do impacto da Covid-19 na região, bem como a articulação entre as diferentes entidades na área de influência do Centro Hospitalar de Leiria.

Segundo uma nota de imprensa do Município de Leiria, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral defendeu a necessidade de se preparar uma melhor resposta, estando a implementar medidas para um atendimento mais rápido e eficaz aos utentes, nomeadamente a criação de uma página no Facebook e de acções exclusivas aos cuidados respiratórios.

Apesar de a maior parte dos surtos se registar nas comunidades, os lares continuam a ser alvo de particular atenção, tendo o Centro Distrital de Segurança Social previsto um plano de formação às equipas técnicas e estando já criada a Equipa de Intervenção Rápida, composta por 22 elementos e que terá o apoio do Politécnico de Leiria, informou ainda a mesma nota.

A principal preocupação manifestada na reunião foi a pressão colocada sobre todos os serviços, principalmente os de saúde, em resultado do aumento do número de casos registados na região, “algo que já era expectável tendo em conta as medidas de desconfinamento, como o regresso às aulas”.

Gonçalo Lopes, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), considerou que a “tendência se vai manter e, por isso, é preciso antecipar a curto prazo”, tendo como experiência o início da pandemia em Março.

"Temos uma vantagem, porque os restantes países europeus servem de referência para o que aí vem", à semelhança do que sucedeu no início do ano, defendeu o autarca.

Os representantes municipais da zona de intervenção do CHL informaram sobre o plano de medidas a implementar, como por exemplo a definição de diversos pontos nas freguesias do concelho de Alcobaça, no âmbito da vacinação da gripe aos mais idosos.

No encontro, foi também analisado o Plano da Saúde Outono-Inverno 2020-21, elaborado pela Direcção-Geral de Saúde, assim como a coordenação entre as diversas entidades, principalmente entre centros de saúde e o CHL, que manifestou a sua preocupação perante o aumento do número de pessoas que procuram o serviço de urgências com a chegada do tempo mais fresco.