Desporto
Cerca de 700 pessoas celebraram o 10.º aniversário das Brisas do Lis Night Run
Leiria celebrou ontem uma década do início das corridas e caminhadas nocturnas do NEL. Momento contou com homenagem ao leiriense Tiago Costa, que recentemente venceu uma leucemia
Há uma década que as corridas e caminhadas nocturnas do Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) metem Leiria a mexer. Foi a 5 de Abril de 2013 que iniciou a aventura de desafiar os leirienses, e não só, a percorrerem a cidade do Lis todas as quartas-feiras à noite.
Em apenas uma década, o evento, que apenas parou durante a pandemia, conta já com 414 edições, mais de 175 mil participantes e mais de um milhão e 250 mil quilómetros percorridos.
“As Brisas têm contribuído muito para o aumento da prática desportiva em Leiria. Têm feito com que muitas pessoas saiam do sofá e pratiquem exercício”, salienta Vítor Santos, do NEL - Pédatleta, actual responsável pelo evento.
Vítor Santos orgulha-se de o NEL conseguir “colocar o vício do exercício nas pessoas que não faziam nenhum tipo de actividade” e conta que ele próprio ganhou o “bichinho” pela corrida nas Brisas.
Além de fomentar a prática desportiva, o evento promove também o companheirismo, a confraternização e a inclusão, já que, independentemente das limitações, “ninguém fica de fora”.
Participam em média, no Verão, entre 500 a 600 pessoas e, no Inverno, cerca de 300, não só de Leiria, mas também de concelhos como Marinha Grande, Batalha, Pombal e Ourém.
Em dia de celebrar o 10.º aniversário das Brisas do Lis Night Run, o NEL homenageou o leiriense Tiago Costa, que em 2014 descobriu que sofria de leucemia mieloide aguda. Após longos anos de combate contra a doença, que incluíram 33 dias em coma, o jovem conseguiu recuperar.
Hoje, com 35 anos, trabalha em Lisboa, num clube que junta a saúde, o bem-estar e prática desportiva, como fisiologista do exercício.
“Foi estagiário no NEL quando as Brisas ainda estavam no início e ajudou-nos muito. É um verdadeiro exemplo de luta, portanto fazia todo o sentido homenageá-lo nesta data especial”, explica Vítor Santos.
Para Tiago Costa, a homenagem foi um momento “muito especial e gratificante”. “Ainda estava em estágio no NEL quando descobri a doença e eles foram um apoio muito importante para mim e para a minha família, pelo que lhes vou estar eternamente grato.”
O leiriense, que há oito anos não participava numa edição das Brisas do Lis Night Run, admite que era um regresso “muito desejado”. “Soube muito bem voltar a participar no evento e percorrer locais por onde já não passava há algum tempo. É ótimo ver que, após 10 anos, as Brisas continuam vivas e a motivar as pessoas para a prática desportiva.”
O presidente do município de Leiria, Gonçalo Lopes, marcou também presença na edição de ontem à noite, onde enalteceu a importância do evento para a cidade. No final da corrida e caminhada foram também distribuídas Brisas do Lis a todos os participantes.