Sociedade
Cercicaper constrói 12 fogos em habitação colaborativa
Os utentes têm o seu espaço individual, mas partilham os espaços comuns, como o local de refeições ou a lavandaria
A Cercicaper - Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Castanheira de Pera vai construir 12 fogos em habitação colaborativa num investimento de 805 mil euros, financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Segundo o concurso público divulgado em Diário da República, a empreitada prevê a criação de 12 fogos (oito do tipo T1 para duas pessoas e quatro do tipo T2 para quatro pessoas) em habitação colaborativa.
O concurso tem um preço base de 805.111,40 euros sem IVA e um prazo de execução de 330 dias.
Este projecto pretende dar apoio a pessoas com deficiência com as famílias num contexto de individualidade, mas também num grupo.
Os utentes têm o seu espaço individual, mas partilham os espaços comuns, como o local de refeições ou a lavandaria.
A Cercicaper dá resposta a cerca de 190 utentes dos 0 aos 77 anos, maioritariamente dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, norte do distrito de Leiria. Chega ainda à Sertã, Proença-a-Nova, Castelo Branco e Oleiros.
Segundo o seu site, a instituição dispõe de uma equipa local de intervenção, centro de recursos para a inclusão, centro de formação profissional, residência autónoma para pessoas com deficiência, centro de actividades ocupacionais, lar residencial, casa de acolhimento residencial.
Desenvolve ainda vários projectos, como colónias de férias, ervas da vila e boccia, entre outros.