Economia

CGD fecha balcão da Maceira até final do mês

9 mar 2016 00:00

Encerramento não implicará despedimentos, garante a instituição

cgd-fecha-balcao-da-maceira-ate-final-do-mes-3311
Raquel de Sousa Silva

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai fechar a agência da Maceira, Leiria, até ao final deste mês. Fonte oficial confirma o encerramento, que enquadra no âmbito de um “programa de reordenamento” dos balcões da instituição.

Os serviços agora prestados na Maceira serão integrados na agência da Marinha Grande. “Tal como está a acontecer em todo o País, também na Maceira não haverá recurso a despedimentos”, garante a mesma fonte.

A Junta de Freguesia da Maceira já manifestou o seu “mais vivo repúdio” pela decisão, considerando que a administração da CGD revela com este encerramento uma “grande insensibilidade”.

Numa carta enviada à Caixa, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, explica que “cerca de dez mil pessoas vão ficar privadas de acesso a um balcão público, sendo obrigadas a deslocar-se cerca de dez quilómetros para o posto de atendimento [da CGD] mais próximo”.

Situação que acarreta um acréscimo de despesa nos orçamentos familiares e também um grande constrangimento em termos de desperdício de tempo para tratar de assuntos que só podem ser resolvidos ao balcão”.

Vítor Santos, presidente da Junta da Maceira, lembra que muitos reformados recebem as suas pensões através do balcão da CGD, pelo que o seu encerramento lhes causará “grande transtorno”.

A acompanhar a carta da Junta de Freguesia seguiu também uma tomada de posição da escola da localidade e uma manifestação de repúdio de um grupo de empresários.

Estes expressam a sua “mais profunda indignação” pelo encerramento da agência, que irá “afectar significativamente todas as empresas, todos os habitantes e, em especial, os mais idosos e reformados”, na medida em que deixa de existir relacionamento de proximidade.