Viver

Chef Dárcio Henriques conquista primeira estrela Michelin

5 fev 2021 18:00

Natural de Pataias, Alcobaça, chef lidera cozinha do restaurante Celeste, em Londres.

chef-darcio-henriques-conquista-primeira-estrela-michelin
Maria Anabela Silva

“No que toca à comida, contrastando com a sala [“sumptuosamente decorada”], o chef português Dárcio Henriques tem o bom-senso e a experiência suficientes para saber como se conter. Os seus pratos, inspirados na cozinha europeia, são confeccionados com os melhores produtos e ele, sabiamente, deixa que os sabores naturais dos ingredientes brilhem”.

As palavras constam do famoso Guia Michelin para o Reino Unido e referem-se à arte de Dárcio Henriques, natural de Pataias, Alcobaça, que acaba de conquistar a sua primeira estrela Michelin como chef do Celeste, restaurante inglês integrado no hotel The Lanesborough, em Londres.

A distinção aconteceu um ano após o chef ter assumido a liderança da cozinha do Celeste – que alcançou, este ano, a sua sexta estrela Michelin – e depois de Dárcio Henriques ter passado por outros espaços premiados pelo mais famoso guia gastronómico, incluindo o L’Atelier de Joël Robuchon em Paris, que, em 2014, quando este antigo aluno da Escola Profissional de Leiria ali trabalhou, estava no top 20 dos melhores restaurantes do mundo.

Ainda a digerir a “alegria” pela distinção agora alcançada, Dárcio Herinques assume ao JORNAL DE LEIRIA que “não foi fácil” aceitar uma estrela Michelin “sem nenhum chef famoso” e mais graduado a liderar a equipa, mas reconhece que “no final valeu a pena todo o esforço”.

“Hoje posso dizer que a estrela Michelin do Celeste para 2021 é do chef Dárcio Henrique

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ