Sociedade

Ciclo de conferências debate futuro de Leiria e do Oeste

11 set 2025 15:33

Primeira sessão marcada para sábado, dia 13, no auditório da Expoeste, nas Caldas da Rainha

ciclo-de-conferencias-debate-futuro-de-leiria-e-do-oeste
Caldas da Rainha recebe a primeira sessão
Ricardo Graça/Arquivo

“2025-2035: Uma década decisiva para Leiria e Oeste” é o tema do ciclo de conferências que o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) vai promover, nos próximos meses, em parceria com a COTEC Portugal, a NERLEI/CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, e o jornal Região de Leiria.

A primeira sessão realiza-se este sábado, dia 13, no auditório da Expoeste, nas Caldas da Rainha, a partir das 16:30 horas. O encontro, em formato de mesa-redonda, juntará os candidatos à presidência do Município de Caldas da Rainha, para “um diálogo aberto sobre o desenvolvimento das regiões de Leiria e do Oeste”.

Em comunicado, a organização explica que o ponto de partida deste ciclo é o estudo ‘Prospetiva 2035 – Três Cenários para o Futuro de Leiria e Oeste’, realizado pela Estrutura de Missão do IPLeiria para o Desenvolvimento do Ecossistema Leiria e Oeste (EM@IPLeiria).

Divulgado em Abril, aquele estudo evidencia que, no cenário de continuidade, Leiria e Oeste “não acompanharão o ritmo de desenvolvimento e bem-estar de outras regiões do litoral, permanecendo dependentes de sectores maduros, com dificuldades em atrair empresas de valor acrescentado e em reter a população jovem”.

Em contraste, “o cenário de transformação, ancorado na criação de uma universidade de excelência, aponta para um futuro baseado na modernização, na valorização do conhecimento e na captação de talento, capaz de posicionar Leiria e Oeste entre as regiões mais competitivas de Portugal e da Europa”, aponta o comunicado do IPLeiria.

Depois de Caldas da Rainha, estão previstas conferências noutros municípios destas duas regiões, como Leiria, Marinha Grande e Torres Vedras, em datas e locais a anunciar, “reforçando a importância de um debate alargado sobre os caminhos de desenvolvimento que marcarão a próxima década em Leiria e no Oeste”.