Sociedade

Ciclo de debates projecta Fátima para os 50 anos de cidade

17 mai 2022 15:09

Primeiro debate realiza-se no próximo sábado, dia 21. Em cima da mesa, estará o tema Marca e desenvolvimento.

ciclo-de-debates-projecta-fatima-para-os-50-anos-de-cidade
Cidade de Fátima está a comemorar 25 anos de elevação a cidade
Ricardo Graça/Arquivo

No âmbito das comemorações dos 25 anos de elevação de Fátima a cidade, a freguesia vai promover um ciclo de debates que pretende projectar os próximos anos, intitulado 50 anos cidade de Fátima, que futuro?.

A iniciativa arranca este sábado, com um debate subordinado ao tema Marca e desenvolvimento, a realizar no Hotel Santa Maria, a partir das 21 horas. 
Filipe Guimarães, director executivo da Associação de Turismo do Porto, Filipe Roquette, managing director da Bloom Consulting, e Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, são os oradores convidados para este primeiro debate. 

A organização tem ainda previstos mais três encontros, a realizar em Setembro, Novembro e Dezembro. O segundo terá como foco a economia e o turismo. O Urbanismo e ambiente e o Turismo religioso serão os temas seguintes. 

Acção de limpeza no sábado

Inserida também no programa dos 25 anos de cidade de Fátima, realiza-se, este sábado, dia 21, uma acção de limpeza  nas principais artérias da freguesia. 
A acção tem início às 8:30 horas e termina com um almoço oferecido pela Junta de Freguesia ais voluntários inscritos. 

A iniciativa conta com a colaboração de escuteiros de Fátima, Santa Catarina da Serra e Nossa Senhora das Misericórdias e de um grupo de voluntários da freguesia da Atouguia.

Neste momento, está também a decorrer o concurso de fotografia O Nosso património – Fátima 25 anos de cidade. Os trabalhos podem ser entregues até dia 30 de Junho, seguindo o regulamento disponível no site das comemorações. 

No Posto de Turismo de Fátima encontra-se patente, até dia 5 de Junho, uma exposição com fotografias antigas dos estabelecimentos comerciais, hoteleiros e industriais, que pretende mostrar a evolução da freguesia, em particular da Cova da Iria, ao longo do último século.