Sociedade

Ciclovia entre Leiria e Marinha Grande fica à espera de dinheiro da Europa para ser construída

7 set 2022 13:35

Social-democratas de Leiria sugerem que extensão da via seja alargada "da nascente à foz do rio Lis"

ciclovia-entre-leiria-e-marinha-grande-fica-a-espera-de-dinheiro-da-europa-para-ser-construida
Investimento de 6,6 milhões de euros para 25 quilómetros de extensão
Jacinto Silva Duro
Redacção/Agência Lusa

A construção de uma ciclovia entre Leiria e Marinha Grande, anunciada em Dezembro de 2020, aguarda por fundos comunitários, disseram hoje os presidentes dos dois municípios.

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), afirmou que, “neste quadro comunitário, não foi possível obter financiamento” para a obra, pelo que a ciclovia será objecto de nova candidatura num futuro quadro comunitário.

Segundo este autarca, o intento "continua a estar nas prioridades de investimento, mas não pode ser só [concretizado] com fundos municipais”, uma vez que é uma obra com um valor muito elevado.

Em 28 de Dezembro de 2020, a autarquia de Leiria aprovou, em reunião extraordinária de câmara, a construção de uma ciclovia nas margens do rio Lis até à Marinha Grande, num investimento de 6,6 milhões de euros, suportado pelos dois municípios.

O percurso de Leiria até à foz do rio, no concelho da Marinha Grande, terá cerca de 25 quilómetros, dos quais 17,6 são no concelho de Leiria e sete na Marinha Grande, explicou na ocasião um dos engenheiros responsáveis, Pedro Teiga.

Então, Gonçalo Lopes referiu que o projecto seria candidatado ao Plano Acção de Mobilidade Urbana Sustentável.

Ao Município de Leiria cabe 4,6 milhões de euros e o restante à Marinha Grande.

Segundo a Câmara de Leiria, a ciclovia irá contribuir para a “valorização do corredor ribeirinho, na estratégia de aproveitamento social destes percursos em termos de mobilidade suave entre territórios e ação de descarbonização nas deslocações de curta distância em orografias confortáveis”.

O projecto prevê uma intervenção no pavimento, tal como a inclusão de mobiliário e a criação de 11 portas de entrada na ciclovia, que fará ligação ao percurso Polis, na cidade de Leiria, e serão criados jardins com base em espécies autóctones, o que facilitará a sua manutenção.

Hoje, o presidente do Município da Marinha Grande, Aurélio Ferreira (independente), garantiu que, apesar de a candidatura não ter sido aprovada, a autarquia não desistirá.

“Continua a ter interesse para a nossa região, mas a sua dimensão exige uma comparticipação financeira”, salientou, assegurando que será feita nova candidatura para eventual apoio comunitário.

A execução da ciclovia entre Leiria e a foz do Lis foi suscitada na terça-feira, em reunião do executivo municipal de Leiria, pelo vereador do PSD Álvaro Madureira, que pediu a ligação da nascente à foz.

“Se não foi aceite para financiamento, temos um compasso de espera que pode ser aproveitado para o projecto ser alargado, de uma forma que haja continuidade da nascente à foz do rio Lis", declarou o social-democrata.