Sociedade

Começam trabalhos para construir Ciclovia Urbana da Batalha

15 mai 2022 13:50

Investimento de 350 mil euros ao longo de 2,1 quilómetros

comecam-trabalhos-para-construir-ciclovia-urbana-da-batalha

Iniciam-se esta segunda-feira, 16 de Maio, os trabalhos de construção da Ciclovia Urbana da Batalha, numa extensão de 2,1 quilómetros, anunciou o município.

Com um custo total de 350 mil euros, está em causa o trajecto entre o Largo 14 de Agosto de 1385 e o cruzamento para a localidade de Casal Santa Joana, na freguesia da Batalha.

Está prevista uma faixa de 2,5 metros para os utilizadores, sinalizada com materiais com coloração diferente e acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

O prazo de execução da obra é de 75 dias e a autarquia avisa que neste período podem ocorrer condicionalismos pontuais para a circulação automóvel.

O projecto é apoiado por fundos comunitários e enquadra-se na estratégia dos Planos de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), programa que, segundo o Município da Batalha, “tem como principal objectivo promover a descarbonização dos territórios e aposta na mobilidade sustentável dos espaços urbanos”.

Também a iluminação pública, no troço compreendido entre a Rotunda das Cancelas e o acesso à EN 362, será alvo de intervenção, “com o intuito de garantir maior segurança quer aos ciclistas quer aos peões”.

“Em função dos trabalhos a realizar, e no troço em causa, proceder-se-á ao corte parcial da iluminação pública, a partir do dia 13 de Maio”, refere a câmara da Batalha.

“Ainda no mesmo troço, será reduzida a faixa de rodagem, a partir do próximo dia 16 até ao dia 1 de Junho, estando a circulação automóvel condicionada a semaforização”, lê-se na nota de imprensa.

O investimento “contribuirá para o cumprimento dos requisitos essenciais do PAMUS, bem como para a promoção da utilização da bicicleta”, considera Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha, citado no comunicado.

“Estas intervenções são de grande relevância quanto à promoção da pedonalização, atendendo à adopção cada vez mais generalizada de práticas de mobilidade suave pelos cidadãos”, conclui.