Desporto

Cidade Europeia do Desporto será entre Leiria e Viana do Castelo

27 fev 2020 09:35

Sob o lema Leiria é de todos e para todos, o Município de Leiria formalizou, na semana passada, a candidatura a Cidade Europeia do Desporto, em 2022. No entanto, não corre sozinha nesta aspiração.

cidade-europeia-do-desporto-sera-entre-leiria-e-viana-do-castelo
Actividade física informal é o sustentáculo da candidatura de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

Também Viana do Castelo tem interesse em suceder a Setúbal (2016), Gondomar (2017), Braga (2018), Portimão (2019) e Odivelas (2020).

A entrega do documento foi efectuada pelo presidente do Município de Leiria ao representante da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal) que recebeu o diagnóstico da realidade desportiva no concelho que oficializa a pretensão.

Gonçalo Lopes realçou que esta candidatura teve na sua origem a “ambição de tornar o desporto um pilar fundamental do desenvolvimento colectivo do concelho e da preparação do futuro, em especial da juventude”.

A cerimónia decorreu no âmbito do Brisas do Lis Night Run, uma prova informal que acontece todas as quartas-feiras à noite, e que simboliza na perfeição os objectivos deste projecto, que privilegia a actividade física como “eixo prioritário da intervenção municipal”, explicou o vereador do Desporto, Carlos Palheira.

Pretende, por outro lado, aumentar a notoriedade de Leiria em termos nacionais e internacionais e dar protagonismo aos agentes desportivos locais.

O representante da ACES, Nuno Santos, considerou que a presença do elevado número de atletas na cerimónia é um “bom augúrio”, apelando ao “empenho na candidatura para que Leiria possa ser a próxima Cidade Europeia do Desporto, em 2022”.

Após a entrega do questionário segue-se a apresentação final da candidatura, que deverá acontecer no segundo trimestre deste ano.

Promete ter um concorrente à altura. “Viana do Castelo assume-se como uma cidade saudável, amiga do desporto e da promoção de estilos de vida saudáveis. O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor”, sustenta o município, em comunicado.