Viver

Cinema começou a recuperar em 2021, mas só vai a uma minoria de concelhos

21 jan 2022 10:19

Crescimento de 55% no distrito de Leiria no ano passado ainda fica muito aquém da bilheteira obtida no último ano antes da pandemia. Só quatro municípios reportaram sessões

cinema-comecou-a-recuperar-em-2021-mas-so-vai-a-uma-minoria-de-concelhos
Salas Cinema City Leiria com quase 39 mil espectadores em 2021
Cinema City Leiria

Venderam-se mais bilhetes, mas o negócio continua muito abaixo do valor gerado no tempo anterior à Covid-19. O total no distrito de Leiria subiu 55% em 2021 face a 2020, um aumento acima da média nacional (44%), mas que ainda representa, apenas, pouco mais de um terço dos espectadores no último ano sem pandemia, segundo dados comunicados ao Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Na informação sobre 2021 no distrito de Leiria só há registo de exibição comercial de cinema em Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria e Pedrógão Grande, enquanto Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Óbidos, Nazaré, Peniche, Pombal e Porto de Mós integram o conjunto de concelhos sem sessões reportadas ao ICA, embora, por exemplo, o Cine-Teatro da Nazaré, gerido pela câmara municipal, tenha apresentado diversos filmes.

Para o cineasta Rafael Almeida, que cresceu em Figueiró dos Vinhos a viver noites de fim-de-semana diante da tela maior, “a falta de apoios” torna difícil a manutenção da oferta fora dos principais centros urbanos, uma circunstância que vê “com alguma desilusão”, porque “a maior parte dos filmes, ainda hoje, são feitos para serem vistos em sala”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ