Viver
Cistermúsica. Mais um clássico para todos com 47 espectáculos e quase mil músicos
Com um programa que percorre cinco concelhos, o 32.º Festival de Música de Alcobaça espera pelo menos igualar os 10 mil espectadores somados em 2023 e mantém o orçamento de meio milhão de euros
Há o objectivo de abrir o Mosteiro de Alcobaça, gradualmente, à comunidade. Mas, por enquanto, apenas um terço está incluído no circuito de visita. Todos os anos, os concertos do Cistermúsica revelam espaços não acessíveis ao público. Em 2024, cumpre-se a tradição e surge a oportunidade de descobrir a Capela do Desterro, “uma pérola” do século XVIII, “obra-prima do barroco português”, que, segundo Ana Pagará, directora do monumento património da Humanidade classificado pela Unesco, se encontra num estado “impecável do ponto de vista da conservação”. É lá que David Silva e Júlio Guerreiro vão protagonizar um recital de flauta e guitarra com obras de Lopes-Graça e Piazzolla, num espectáculo de lotação reduzida, dia 13 de Julho, pelas 15:30 horas, que se prevê “muito especial”.
O programa do 32.º Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que decorre entre 28 de Junho e 3 de Agosto contempla 17 apresentações em zonas do Mosteiro de Alcobaça como a cerca, a nave central, a sacristia, o Claustro do Rachadouro, o celeiro, o Claustro D. Dinis, o refeitório ou o salão da biblioteca.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.