Economia

Clássicos e pré-clássicos mostraram-se no Festival Clássicos da Benedita

20 jul 2025 12:00

Carros percorreram região de Alcobaça por rotas que procuravam provar iguarias locais

classicos-e-pre-classicos-mostraram-se-no-festival-classicos-da-benedita
Mais de 140 veículos participaram no passeio
DR
Jacinto Silva Duro

Mais de 140 veículos clássicos e pré-clássico foram as estrelas da 3.ª edição do Festival Clássicos da Benedita.
Organizado em parceria pela Benecar – Cidade do Automóvel e pela Vitorinos Seguros, do programa fez parte um passeio turístico onde os bólides foram distribuídos em dois grupos, cada qual com o nome de um dos organizadores.
À chegada às instalações da Benecar, os “pilotos” receberam um kit de participação, com um roadbook, programa, autocolantes identificativos, brindes, pólos oficiais, um dístico para o vidro e informações relevantes para o passeio automobilístico.
O desafio do festival passou por levar as duas caravanas por rotas diferentes na região, porém complementares, com paragens em locais como o Atelier do Doce, onde os participantes degustaram as famosas bolas de Berlim desta pastelaria, ou a praia de São Martinho do Porto, onde eram esperados para uma demonstração gastronómica, onde não faltou pernil no espeto, pica-pau, morcela, chouriço, entre outras iguarias locais.
Os grupos passaram ainda pelo Mosteiro de Alcobaça, que serviu como ponto de reabastecimento com gelados e águas frescas.
O reencontro aconteceu da parte da tarde, já com os participantes na Cidade do Automóvel da Benecar, na Benedita, para momentos de confraternização, almoço, entrega de prémios e animação com DJ, brindes, piscina e visita guiada ao espaço.
Entre os prémios atribuídos, destaques para um Wolseley 10/40, de 1937, como “Carro Mais Antigo”, para um Opel Corsa A, edição Júnior Cup, de 1989, como “Carro Melhor Restaurado”, e um Ford Mustang, de 1979, escolhido como “Carro Mais Elegante”.
João Reis, natural de Portimão, ao volante de um Renault 4L de 1988, foi o participante que veio de mais longe.
Após o sucesso das primeiras edições, o Festival Clássicos da Benedita foi promovido a evento anual, havendo já, da parte da organização, a promessa de um regresso para o próximo ano, com novos percurso e distinções.