Economia

CO2offset é uma startup que alia blockchain ao ambiente e créditos de carbono

13 dez 2023 12:12

Rentabilizar a floresta ao longo de todo o ano e ajudar a mantê-la limpa e resistente ao fogo, através da venda de créditos de carbono é a ideia por detrás da CO2offset, empresa que alia alta tecnologia ao ambiente

co2offset-e-uma-startup-que-alia-blockchain-ao-ambiente-e-creditos-de-carbono
Pedro Cipriano, Rui Lopes e Rui Maia, três dos fundadores da CO2offse
Fotografia: DR
Jacinto Silva Duro

O que têm em comum a tecnologia de análise topográfica LiDAR, a tecnologia Blockchain, a gestão de áreas florestais e os créditos de carbono? Para a startup CO2offset sediada em Ansião, tudo se junta num matrimónio perfeito.

Na base desta empresa está a ideia de que tratar bem da floresta, merece recompensa.

“Evitam-se incêndios de grandes proporções e ajuda-se a sequestrar carbono que provoca alterações climáticas”, sublinha Rui Lopes, um dos seus fundadores.

No início de Abril, a CO2offset recebeu um investimento de 1,5 milhões de euros da startup de cleantech, GED Ventures Portugal, para avançar com o seu modelo de negócio, cujo objecto é a “democratização do acesso aos créditos de carbono [a todos os produtores florestais independentemente do tamanho da área que exploram] e recompensar todos os que protegem activamente a floresta”.

A CO2offset, que foi fundada pelos f›ísicos Rui Lopes e Pedro Cipriano e pelos gestores Sérgio Lorga e Rui Maia, faz uso de um algoritmo desenvolvido a nível interno, que avalia a quantidade de carbono sequestrado numa determinada área florestal e os créditos de carbono correspondentes, que podem ser vendidos a empresas que, no âmbito da sua actividade, emitam CO2 para a atmosfera, quer seja com transportes, quer seja das suas chaminés.

Além disso, através da tecnologia desenvolvida inhouse, calcula a Tonelagem Carbónica Equivalente (TCE) e alerta os proprietários que façam contrato com a empresa, para o excesso de biomassa e para o risco de incêndio nos seus terrenos.

A startup “verde” gere os créditos com as entidades adquirentes e acompanha o proprietário durante um ano, aferindo a probabilidade de a floresta desaparecer, a sua maturidade, o risco de incêndio, de infestação por pragas ou por espécies invasoras.

“Estamos a finalizar a certificação para lançar publicamente a nossa plataforma online, para que os interessados iniciem os primeiros registos”, explica Rui Lopes.

Neste momento, já podem ser adicionadas áreas de pinheiro-bravo e pinheiro-manso.

Para as empresas, é importante, porque contribuem também para a economia e resiliência locais
Rui Lopes

“No início do ano, vamos avançar para outras espécies, que estamos agora a definir. Estamos também num projecto do Reflorestar Leiria, com a Câmara de Leiria, para reflorestar áreas alvo de fogo. Esperamos poder anunciá-lo em breve e começar a ter os proprietários destas zonas a usar a nossa plataforma, para podermos fazer intervenções nos seus terrenos.”

Sendo que a maioria do coberto vegetal na Região Centro é constituída por monocultura de eucalipto, está nos planos da CO2offset avançar com a abertura da sua plataforma às áreas com esta espécie.

“Não temos nada contra o eucalipto, se for minimamente gerido. Os eucaliptais têm de ser geridos e queremos dar essa possibilidade aos pequenos produtores. Há provas de que, se essa gestão for feita, a resiliência ao incêndio aumenta.”

Ao participar na plataforma da CO2offset, os proprietários terão acesso a rendimentos com alguma periodicidade, sobre as intervenções feitas nas propriedades.

"Os proprietários devem zelar pelas limpezas, desbastes e todas as actividades que, muitas vezes, não são executadas por representarem um custo. Queremos tornar esse custo nu- ma oportunidade financeira e ajudar os donos de terrenos a valorizar a sua floresta”, adianta o fundador.

Mercado do carbono é oportunidade

As medidas de combate às alterações climáticas estabelecem que as empresas devem compensar as suas emissões de gases com créditos de carbono para manter a sua actividade económica.

Assim, Rui Lopes garante que está a ser criada “uma dinâmica bastante interessante”.

“Temos várias empresas interessadas, entre elas, uma de Leiria de grande dimensão, com quem estamos a trabalhar um produto de valor acrescentado que pode ser adquirido no supermercado, e quem o compra, verá não só o logótipo da CO2Offset, mas também um código QR que permitirá ver quais as acções na floresta que estão a ser tomadas ao comprar aquele produto.”

Com a operação da startup de Ansião, garante-se que os valores monetários dos créditos de carbono se mantêm na economia nacional, em vez de “fugirem para outros países”.

Rui Lopes sublinha que, desta maneira, o fluxo financeiro apoiará os proprietários nas acções necessárias para dar saúde aos ecossistemas.

“Para as empresas, é extremamente importante, porque assim contribuem também para a economia e resiliência locais, nas áreas mais remotas e onde é mais diŽfícil fazer crescer a economia.

A startup está igualmente a colaborar, a nível nacional, com uma empresa pública, que pretende realizar “um enorme esforço de mitigação de carbono”, na área logística de transporte, transformando a sua frota para o modo eléctrico.

“Graças à estrutura que criámos, não só na parte ecológica, mas também na parte financeira, garantimos igualmente o alinhamento do nosso crédito com as novos regulamentações ESG para as empresas”, conta o responsável.

Sediada em Ansião, a CO2offset conta já com uma filial em Pombal e está encubada na Startup Leiria. Esteve até agora a desenvolver os mecanismos técnicos, em termos de software e tecnologias.

“Se fôssemos uma fábrica, desde o nosso arranque e até agora, estivemos a montar ‘a linha de produção’. Isto é, desenvolvemos toda a parte científica, toda a metodologia, estivemos a caracterizar a floresta digitalmente, criámos o SAS - System As a Service, o site, e toda a parte informática e, agora, estamos finalmente preparados para começar, efectivamente, a aceitar áreas florestais. Neste ponto, temos vários produtores já de alguma dimensão, alguns com propriedades com mais de cinco mil hectares.”

Rui Lopes reconhece que a maioria do público ainda não entende o conceito de “crédito de carbono”, porém, assegura que os produtores florestais, que tenham mais de 200 hectares de floresta, já têm “a perfeita noção” do conceito, até porque pode ser um rendimento extra.

“É natural estarem atentos a isto, mas o pequeno produtor, normalmente não sabe o que é. Já as PME, que, em alguns casos, estão já muito envolvidas no esforço de aplicar as normas ESG, já nos contactam com essa preocupação.”