Sociedade

Comando da PSP de Leiria prepara plano de segurança para receber peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude

5 abr 2023 10:40

Polícia organizou uma reunião com as diferentes forças de segurança, protecção civil e saúde

comando-da-psp-de-leiria-prepara-plano-de-seguranca-para-receber-peregrinos-para-a-jornada-mundial-da-juventude
O Jardim da Almuinha, em Leiria, recebe no dia 29 de Julho a Festa Missa de Envio
Ricardo Graça/Arquivo

O Comando Distrital da PSP de Leiria já está a preparar o plano de segurança para receber peregrinos no dia da diocese, que deverá receber milhares de jovens na região, dias antes da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Com o objectivo de criar um plano conjunto de segurança, o comando organizou uma reunião com as diferentes forças de segurança, protecção civil, entidades médicas, entre outras que estarão envolvidas em toda a operação de recepção aos participantes na JMJ.

Antes da Jornada Mundial da Juventude, as dioceses do País vão promover o encontro de jovens de todo o mundo. A chegada dos peregrinos ocorrerá de 26 a 31 Julho 2023.

“É expectável que grande parte das viagens, estadias e visitas dos grupos de peregrinos seja efectuada através de planeamento, podendo não serem do conhecimento dos coordenadores. Estima-se que a Diocese de Leiria-Fátima receba cerca de dez mil pessoas”, adianta o comandante distrital da PSP de Leiria, José Figueira.

O Comando de Leiria prevê ainda que cerca de 60% dos peregrinos cheguem no dia 26 de Julho e 40% durante a semana, a maioria (80%) virá de autocarro. O alojamento será em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas.

Segundo o programa apresentado na reunião pela PSP, estão previstos dois dias de peregrinação ao Santuário de Fátima, nos dias 27 e 28, realizando-se no dia 29 de Julho a Festa Missa de Envio, no Jardim da Almuinha, em Leiria, com peregrinos estrangeiros e os jovens e famílias da Diocese de Leiria-Fátima.

José Figueira sublinhou a importância de começar já a preparar o plano de segurança do evento no Jardim da Almuinha Grande, tendo em atenção a configuração dos espaços, as características do palco, o controlo de acessos, as condições de evacuação, a localização de meios da protecção civil, assistência médica, bombeiros, pontos de fornecimento de água, instalações sanitárias e postos de informações.

“Será necessário reforçar nesses dias o serviço de Pediatria e de Ortopedia, tendo em conta que muitos são jovens menores e nestes eventos há sempre pequenos traumas”, explicou o superintendente.

Foi ainda discutida a criação de um posto de comando e de controlo operacional conjunto e planos de mobilidade, sanitário e de emergência médico e hospitalar.

A reunião de coordenação, que se realizou há cerca de uma semana, envolveu representantes da PSP, Diocese Leiria-Fátima, Ministério Público Proteção Civil Regional e Municipal, Câmara Municipal de Leiria Bombeiros Voluntários de Leiria, Cruz Vermelha, Exército, Força Aérea, Polícia Judiciária, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Serviço de Informações de Segurança, Sistema de Segurança Interna, Capitania Nazaré, Capitania Peniche, Administração Regional de Saúde do Centro, Centro Hospitalar de Leiria e Acilis - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se entre 1 e 6 de Agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

 

Veja Também