Viver

Comemorações do 25 de Abril trazem cantigas e filmes à região

22 abr 2016 00:00

Jorge Palma e Sérgio Godinho actuam em Leiria e Marinha Grande.

comemoracoes-do-25-de-abril-trazem-cantigas-e-filmes-a-regiao-3806

Os municípios da região assinalam os 42 anos da Revolução de Abril com artes, cultura e muita animação. No feriado de dia 25, segunda-feira, ou até antes, durante o fim-de-semana, as propostas vão ao encontro dos que viveram a mudança de regime político em Portugal na década de 70, mas também dos mais novos, que já nasceram em democracia.

Em Leiria, destaque para o concerto de Jorge Palma e Sérgio Godinho, que acontece dia 22 de Abril, no Teatro José Lúcio da Silva. No domingo, há cinema no Teatro Miguel Franco com a exibição do documentário De armas e bagagens, sobre a fuga de Angola. De resto, no Largo do Papa, estão previstas várias actividades para crianças, jovens e famílias: pinturas, jogos tradicionais, desportos de ar livre, insufláveis, saltos de elástico e carrinhos a pedais. Entretanto, no átrio da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, será construído, pelos utentes, um mural com mensagens sobre a liberdade e a democracia. Ainda em Leiria, no Espaço O Nariz – Recreio dos Artistas, a noite de 22, sexta-feira, é dedicada à exibição de um documentário sobre Zeca Afonso, antes do espectáculo dos Índios da Meia Praia, que reúnem cantigas de homenagem a Zeca Afonso, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e Fausto.

Na Marinha Grande, Sérgio Godinho actua a solo no 25 de Abril, mas o concerto já está esgotado. Para assinalar a data, a Câmara agendou a sétima edição  da Criativ(a)rte – Feira de Artes para o Parque da Cerca, entre as 14h00 e as 19h00. O evento, de acesso gratuito, inclui dança e animação musical, artesanato tradicional e contemporâneo, pintura, produtos regionais, artigos em segunda mão, workshops, jogos e outras actividades.

Também em Porto de Mós se comemora Abril com cultura: dia 24, no cineteatro municipal, há música tradicional com o grupo Vozes do Sul, oriundo de Beja. Em Ourém, há música nas noites de 23 e 24 de Abril, e na manhã de dia 25, sempre na Praça D. Maria II. Na Nazaré, o concerto começa às 16 horas, na Praça Sousa Oliveira. E até ao final do mês, a biblioteca municipal acolhe as exposições Poemas de Abril e 25 de Abril.