Sociedade
Comissão de Defesa do Reguengo do Fétal: “É o momento de se fazer alguma coisa”
Enquanto a população contesta o traçado previsto para a linha eléctrica de muito alta tensão em São Mamede e Reguengo do Fétal, o município refere estar a aguardar uma resposta da REN acerca dos dois traçados alternativos apresentados
O projecto de instalação de uma linha eléctrica de muito alta tensão por parte da REN, prevista para atravessar as freguesias de São Mamede e Reguengo do Fétal, no concelho da Batalha, esteve em discussão na reunião de câmara da última segunda-feira.
Fernando Breda, representante da Comissão Especial de Defesa do Reguengo do Fétal, defendeu ser “o momento de se fazer alguma coisa” para evitar este traçado.
O presidente da câmara municipal, Raul Castro, esclareceu terem sido apresentados à REN dois traçados alternativos, a Sul do concelho, estando a aguardar uma resposta, prevista para a última sexta-feira, dia 24.
“Se teimarem na posição a Norte, temos de avançar com outras medidas. Teremos três passos: reclamação imediata para a APA, discussão pública, e se não resultar, a providência cautelar”, afirmou Raul Castro.
À reunião foi ainda levada uma proposta do PSD, para a elaboração de um estudo/parecer por técnicos habilitados para o efeito, para medir os impactos ambientais da linha proposta pela REN, que foi aprovada por unanimidade.