Sociedade

Comissão Distrital da Protecção Civil activa plano de emergência

21 mar 2020 10:15

O plano prevê ainda proceder a um levantamento de necessidades e existências de equipamentos de Protecção Civi

comissao-distrital-da-proteccao-civil-activa-plano-de-emergencia
Plano envolve vários elementos de segurança e Protecção Civil
Ricardo Graça/Arquivo

A Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC) de Leiria, liderada por Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, activou o Plano Distrital de Emergência de Protecção Civil, momento em que já se encontram activos cinco Planos Municipais de Emergência no distrito.

Esta deliberação tem como objectivos assegurar uma efectiva intervenção e coordenação ao nível da informação através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria e acompanhar as decisões dos Municípios de acordo com a evolução de ocorrências (casos confirmados, número de óbitos, recuperados, suspeitos).

Será criada uma linha de comunicação com os Municípios para disponibilizar informação relevante e um processo de informação e geo-referenciação de todos os casos identificados e validados, de acordo com informação prestada pelas autoridades de saúde, que será disponibilizada às autoridades de Protecção Civil e à Comissão Distrital da Protecção Civil.

O plano prevê ainda proceder a um levantamento de necessidades e existências de equipamentos de Protecção Civil para responder às necessidades e recomendar aos presidentes de Câmara Municipal o accionamento dos Planos Municipais de Emergência quando se verificar uma morte ou duas cadeias de transmissão activas de Covid-19.

Vai ser ainda criada uma subcomissão permanente para acompanhamento da situação, composta por: presidente da CDPC, Comando Operacional Distrital, comandante distrital da GNR, comandante distrital da PSP, representante da Direcção-Geral da Saúde, capitão do Porto da Nazaré, entre outros.