PATROCINADO

Conteúdo Comercial

Como cuidar dos bancos do carro para aumentar a durabilidade

22 abr 2020 15:24

Quando se adquire um veículo, é necessário cuidar dele muito bem, tanto externa quanto internamente.

como-cuidar-dos-bancos-do-carro-para-aumentar-a-durabilidade
Conselhos sobre como cuidar dos estofos
Pixabay

Os diversos acessórios, peças e afins precisam de atenção e cuidado, para terem maior durabilidade, melhor aparência, factores que auxiliam na venda do carro posteriormente, oferecendo, em simultâneo, conforto e segurança.

Os bancos são componentes que não estão no foco de muitos condutores, mas há dicas que auxiliam a garantir-lhes maior durabilidade e condição. Os bancos podem ser revestidos por diversos tipos de materiais, como tecido, pele ou componentes mistos.

De acordo com a Revista Turbo, novos compostos estão a ser utilizados e, no futuro, podermos ter bancos impressos em 3D.

Independente do material, eles são uma parte complexa do automóvel, no que toca a garantir a limpeza e higienização correctas.

Manter estas superfícies adequadamente limpas, garante uma boa aparência e sensação boa de estar num local correctamente higienizado, além de não permitir que odores, partículas e outros fiquem impregnados, incomodando o condutor e os passageiros.

Vamos conhecer cinco conselhos para cuidar dos bancos do carro?

Aspiração dos estofos
Como referido, os estofos podem ser de mais do que um tipo. Porém, independentemente dessa classificação, é necessário fazer a sua aspiração, pelo menos, uma vez por mês. Para quem tem disponibilidade, recomenda-se que seja feita a cada 15 dias.

Recomenda-se que quando isto for feito, se aspire os tapetes também, desta forma, garantirá a limpeza total do veículo.

Bancos limpos, além de darem um melhor aspecto, têm um impacto positivo na sensação que o condutor tem ao volante.

Cuidados com os bancos em pele
Os bancos em pele são muito apreciados por diversas pessoas. Preconizam conforto e luxo.

Além da limpeza mensal, como recomendado, devem receber outros cuidados especiais e específicos.

Para bancos deste material, o condutor deve ter alguns cuidados; o automóvel deve ficar longe do sol ou não permanecer sob a sua acção por longos períodos, pois o calor e raios UV ressecam-no.

Além disso, é importante hidratar os bancos, duas vezes ao ano. Este procedimento garante a limpeza, o brilho e hidratam a pele. O processo não leva muito tempo e o próprio proprietário pode realiza-lo. É necessário apenas ter os produtos específicos.

Bancos em tecido
Os bancos em tecido comum não necessitam de tanta atenção e cuidados, do proprietário do veículo, quanto os bancos em pele. Porém é importante sublinhar que estes devem ser limpos com frequência, isto é, no mínimo uma vez por mês.

Deve adquirir uma flanela, que deve ser humedecida e embebecida em produtos neutros. Além disso, deve utilizar um aspirador de pó. Assim, todas as partículas serão removidas. Caso haja manchas, é necessária a utilização de produtos específicos, que podem ser adquiridos numa casa de produtos de limpeza.

Desta forma, além de limpar, garante a maior durabilidade dos materiais. Lavagem a vapor Uma das melhores coisas ao comprar um carro novo, é o aroma. A lavagem caseira é eficiente e cumpre o seu papel, mas é recomendado, que de tempos a tempos, o veículo seja submetido a uma limpeza e lavagem a vapor.

Este processo poderá restaurar o cheiro agradável, deixando o carro com a aparência de ter saído do concessionário, além de permitir uma higienização mais poderosa.

Capas para bancos
Por mais que se tomem todos os cuidados referidos acima, os bancos ainda estarão expostos. Veja o que acontece quando adquire um telemóvel novo; a primeira coisa que se procura é uma capa, para melhorar a protecção contra quedas e outros possíveis acidentes. Para os bancos, não é diferente.

Mesmo tomando diversos cuidados, ainda poderá acontecer algo. Sendo assim, ter capas para cobrir os bancos, é a medida mais eficaz para conservar estofos. Hoje, poderemos encontrar uma boa variedade de capas para combinar com o seu estilo e deixar o carro com a sua cara, ou da maneira que preferir.

Além disso, protegerá o veículo e, caso um dia precise fazer um restauro do seu automóvel, estes elementos estarão em melhor estado e cuidado. As capas podem ser adquiridas em lojas online, com preço justo e que não pese no bolso, como no site www.auto-doc.pt ou em lojas físicas da sua confiança.

Cuidar dos bancos do seu automóvel é muito simples, basta fazer desse cuidado um ritual na sua rotina para deixar estes componentes do carro sempre limpos e bem conservados.

Por Thiago Gama