Sociedade
Compromisso pela transparência não atrai candidatos da região
Desconhecimento da iniciativa justifica falta de adesão
Divulgar o orçamento e recusar “borlas” ou descontos de fornecedores das campanhas, assim como não utilizar os recursos da câmara para efeitos de campanha eleitoral são apenas algumas das sugestões do guia de boas práticas publicado pela organização cívica e de utilidade pública Transparência e Integridade (TI), que convida os candidatos das próximas autárquicas a subscreverem uma declaração de compromisso.
A lista de boas práticas estende- -se ao período pós-eleição, já que, durante os mandatos, será desenvolvido um processo de monitorização anual do cumprimento dos compromissos assumidos pelas lideranças das câmaras e juntas. Sucede que, até à passada quinta-feira, cerca de um mês após ter sido lançada, a iniciativa Autarca pelo Bom Governo só contava com a adesão de 71 candidatos de todo o País e nenhum deles a autarquias do distrito de Leiria.
Ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA, vários cabeça-de-lista a câmaras da nossa região elogiaram os princípios do guia, mas admitiram não ter conhecimento do mesmo. O contacto do nosso jornal foi o mote para conhecerem melhor as regras sugeridas pela organização, sendo que um dos candidatos ouvidos passou efectivamente a subscrevê-las.
Foi o caso de Carlos Caetano, que concorre à Câmara da Marinha Grande pelo PSD. “Vou aderir. Ainda
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.