Sociedade

Comunidade céptica portuguesa reúne-se em Leiria

30 out 2019 15:12

No centro do debate, na Comceptcon 2019, a evolução da espécie. E o Prémio Unicórnio Voador

comunidade-ceptica-portuguesa-reune-se-em-leiria
O encontro realiza-se no sábado e assinala 210 anos desde o nascimento de Darwin
DR

Dizem-se independentes e interessados em promover o uso do pensamento crítico e racional, com apoio do método científico. A comunidade céptica portuguesa existe há sete anos e reúne-se no próximo sábado, 2 de Novembro, em Leiria. No centro do debate, a evolução da espécie e culturas humanas, num programa que também celebra os 210 anos do nascimento de Charles Darwin.

Fundada em 2012, a Comcept é responsável pela atribuição do Prémio Unicórnio Voador, galardão satírico concedido a pessoas ou entidades que – na perspectiva da organização – contribuem para a disseminação da pseudociência, superstição e outras formas de desinformação.

Entre outros temas, as chamadas terapias alternativas – desde logo, a homeopatia – têm estado sob escrutínio da comunidade céptica portuguesa, que, na sua página na internet, está a recolher assinaturas para um manifesto europeu contra as pseudoterapias.

No site, a Comcept explica que afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias: “Se nos for dito que para curar qualquer enxaqueca basta saltar ao pé-coxinho numa noite de lua cheia enquanto se esfrega um gato preto na cabeça, esta será uma alegação que merece maior cuidado e avaliação antes de ser aceite como verdade. Para começar, não há nenhum motivo, à luz dos conhecimentos de como funciona o mundo e o corpo humano, para acreditar que tal terapia possa ser eficaz a curar enxaquecas; adicionalmente, pode ser uma actividade bastante dolorosa, especialmente, se o gato tiver as unhas afiadas”.

Ou seja, “a atitude do céptico é a de questionar o mundo que o rodeia, procurando provas científicas e racionais antes de aceitar alegações extraordinárias como verdade”.

Teorias populares na internet, de que são exemplo a crença que a ida do Homem à Lua foi uma encenação, que os rastos que os aviões a jacto deixam nos céus são químicos destinados a controlar a população ou que as vacinas são responsáveis pelo autismo também merecem o combate da Comcept: “Não apoiamos argumentos baseados na fé ou misticismo na busca do conhecimento e da verdade, nem como resposta aos problemas da humanidade. Denunciamos os abusos da pseudociência, isto é, de tudo aquilo que tenta passar-se por ciência sem o ser, bem como do negacionismo de factos científicos bem estabelecidos”.

No sábado, 2 de Novembro, a Comceptcon 2019 decorre entre as 10 e as 19 horas, na Sala do Capítulo do Museu de Leiria, sob o tema “Evolução: o ser humano na árvore da vida”.

Entre os oradores já anunciados, contam-se Diana Barbosa (bióloga), Eugénia Cunha (antropóloga), João Tereso (arqueólogo) e Jorge Rocha (biólogo).

A entrada é livre.