Viver

Concurso Internacional de Música de Leiria consagrou vencedores nas categorias “jazz” e “música erudita”

24 fev 2025 11:50

Obras foram tocadas pela primeira vez ao vivo durante o Festival Leiria Cidade Criativa da Música, que decorreu no fim-de-semana

concurso-internacional-de-musica-de-leiria-consagrou-vencedores-nas-categorias-jazz-e-musica-erudita
Concerto de encerramento, domingo, no TJLS
DR

“Aurora”, de Estela Alexandre, venceu a categoria “jazz” do Concurso Internacional de Música de Leiria, anunciou a organização.

Na categoria “música erudita”, o primeiro lugar ficou para “Continuum Landscape”, de Marco Luís Lopes Pereira.

Estela Alexandre já tinha vencido anteriormente o Concurso Internacional de Música de Leiria, em 2023, também na categoria “jazz”, com o tema “Senhora do Monte”.

As obras finalistas do Concurso Internacional de Música de Leiria foram apresentadas em concerto no último fim-de-semana durante o Festival Leiria Cidade Criativa da Música: “Aurora”, de Estela Alexandre, e “TSU”, de Manuel Maria Guerra, no sábado, 22 de Fevereiro, pela Orquestra Jazz de Leiria, e “Continuum Landscape”, de Marco Luís Lopes Pereira, e “Linha d'Água”, de Jeovan da Silva Barbosa Júnior, pelo Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria, no domingo, 23 de Fevereiro.

O Concurso Internacional de Composição de Leiria, nesta edição com 12 candidaturas, um recorde, atribui prémios de 2.000 euros aos vencedores de cada categoria e de 1.000 aos segundos classificados.

O Festival Leiria Cidade Criativa da Música abriu na sexta-feira, 21 de Fevereiro, com um concerto que juntou a pianista Inês Condeço e a Camerata de Cordas de Leiria.

Durante três dias, foram estreadas perante público 17 obras, que resultam de encomendas da Leiria Cidade Criativa da Música e do Concurso Internacional de Música de Leiria.

Entre os compositores, estão nomes como Tomás Pimentel, Luís Figueiredo, Eduardo Cardinho, Daniel Moreira e Rui Penha, entre outros.

Este ano, o Festival Leiria Cidade Criativa da Música contou com solistas de outras cidades criativas da rede Unesco: Luís Pereira (Óbidos) e Aitor Llimerá Galduf e Manuel Roda (Llíria, Espanha).