Sociedade

Conferência debate trabalho vidreiro à boca do forno, na Marinha Grande

19 mai 2024 14:00

Iniciativa conta com a participação da investigadora Emília Margarida Marques e decorre no próximo sábado

conferencia-debate-trabalho-vidreiro-a-boca-do-forno-na-marinha-grande
Evento, de entrada livre, terá lugar no Foyer do Museu do Vidro
DR

Estudar o Trabalho Vidreiro: para uma História à Boca do Forno é o título da conferência proferida pela investigadora Emília Margarida Marques, que terá lugar no próximo sábado, dia 25 de Mai, pelas 16 horas, no Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande, cuja entrada é livre.

Segundo nota de imprensa da Câmara da Marinha Grande, "trata-se da última sessão do ciclo de conferências O Vidro no Museu - Necessidades e Narrativas, no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro, dinamizado pelo Município da Marinha Grande".

"A apresentação percorrerá alguns exemplos de investigações, em história e em antropologia, abordando a indústria, a técnica e o trabalho vidreiros – com especial foco no contexto da Marinha Grande. Serão discutidos aspectos como as fontes disponíveis, os métodos de pesquisa, a circunscrição temática e as perguntas e hipóteses de trabalho", informa a autarquia.

"Num segundo momento, sugerir-se-ão contribuições, pistas e desafios que os resultados destas investigações (bem como as questões em aberto que delas resultam) podem trazer ao trabalho museológico", prossegue ainda.

Emília Margarida Marques é investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia e no Instituto de História Contemporânea. Tem investigado e publicado, incidindo frequentemente na indústria vidreira e nos vidreiros e/ou no contexto marinhense, sobre temas como trabalho e técnica em contexto industrial; memórias do trabalho; trabalho, consumo, reprodução social e desigualdade; usos do filme industrial nas décadas intermédias do século XX em contexto português; memórias, identidades e história local.

Integrou e/ou coordenou equipas de pesquisa, incluindo a coordenação do sector Vidreiros na investigação comparativa Memórias e identidades profissionais: reprodução de sistemas sociotécnicos, a coordenação do programa Testemunhos Orais, ou a investigação do bloco temático Vidro” no projecto colaborativo O trabalho no ecrã.

Leccionou no departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autora de Os Operários e as Suas Máquinas: Usos Sociais da Técnica no Trabalho Vidreiro e dezenas de outras publicações, entre relatórios, capítulos e artigos científicos e trabalhos de divulgação, salienta o Município da Marinha Grande.