Sociedade
Confiança dos consumidores no nível mais alto desde 2000
Indicador de confiança dos consumidores aumentou para o valor mais alto desde 2000
Desde Agosto de 2000 que o indicador de confiança dos consumidores portugueses não estava tão alto. A tendência de subida registou-se nos últimos quatro meses, tendo sido especialmente significativa em Dezembro, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“A recuperação do indicador de confiança dos consumidores em Dezembro deveu-se, sobretudo, ao contributo positivo das perspectivas relativas à evolução do desemprego e das expectativas relativas à situação económica do país e, menos expressivamente, das apreciações da evolução da situação financeira do agregado familiar e da poupança”, explica o boletim estatístico.
Pelo contrário, o indicador de clima económico diminuiu entre Outubro e Dezembro, uma inversão relativamente à tendência de aumento nos dois meses anteriores. No último mês do ano também baixou o indicador de confiança na construção e obras públicas e no comércio, o que é explicado pela evolução negativa de ambos, perspectivas de emprego e opiniões sobre a carteira de encomendas, de acordo com o INE.