Sociedade
Conheça as lotações das praias da região durante o Verão. Nazaré poderá receber 17.100 utentes
Reveladas pela Agência Portuguesa do Ambiente as lotações das praias do Oeste
A praia da Nazaré, no distrito de Leiria, tem uma capacidade potencial de ocupação até 17.100 utentes, durante a época balnear, e outras seis são assinaladas com “eventuais problemas de lotação”, divulgou esta quarta-feira a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A APA publicou as capacidades das praias das regiões do Algarve e Tejo/Oeste, “tendo em conta que o dia 6 de Junho marca o início da época balnear”, afirmando que as restantes serão publicadas em breve, “considerando as respetivas datas de abertura”.
Até ver, a Nazaré é a que terá maior lotação. Relativamente ao distrito de Leiria, ficam por divulgar as lotações das praias dos concelhos de Pombal, Leiria e Marinha Grande, uma vez que os dados da Beira Litoral ainda não foram revelados.
“Estas capacidades são um importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação – ao cidadão e às autoridades – de modo a direcionar os devidos comportamentos, de uma forma responsável”, adianta a APA, em comunicado.
No âmbito da pandemia da Covid-19, o Governo determinou que a época balnear só começa, este ano, em 6 de Junho, cabendo à APA o apuramento da capacidade das praias.
Relativamente à região Tejo/Oeste, depois da praia da Nazaré segue-se, com maior lotação, a praia da Fonte da Telha (I, II e III), no concelho de Almada, com uma capacidade de 14.500 utentes, e a praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, com 12.100.
No Sotavento algarvio, as duas praias com maior lotação são a de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, e a de Faro, com uma capacidade de 12.600 banhistas cada uma.
No Barlavento, a praia da Rocha Baixinha (Nascente), no concelho de Albufeira, tem uma capacidade potencial de ocupação de 3.400 pessoas, a mais elevada da zona.