Sociedade
Convento dos Capuchos integra lista de monumentos a concessionar
A possibilidade de o Convento dos Capuchos vir a ser recuperado e reconvertido, eventualmente, em unidade hoteleira, é aplaudida por Raul Castro
O antigo Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria, é um dos 30 monumentos que o Governo quer concessionar a privados, no âmbito do programa Revive. A lista completa foi divulgada no início da semana, no site do Turismo de Portugal, e deixa de fora o Forte de Peniche que inicialmente tinha sido incluído. No entanto, a contestação gerada pela hipótese de a recuperação e exploração turística da antiga prisão política vir a ser entregue a privados levou o Governo a recuar, retirando o forte da lista, onde se mantém os Pavilhões do Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha.
A possibilidade de o Convento dos Capuchos vir a ser recuperado e reconvertido, eventualmente, em unidade hoteleira, é aplaudida por Raul Castro, presidente do município, que há muito defendia essa solução. “Este anúncio vem dar razão à Câmara de Leiria e ao seu presidente que desde sempre sugeriu publicamente a reabilitação do edifício para fins turísticos, mais concretamente para a hotelaria, por parte de privados. É precisamente isto em que consiste este concurso”, diz o autarca, acrescentando que esta é uma “oportunidade de dar vida a um espaço que ao longo dos anos tem sido abandonado”.
Há muito que a Câmara de Leiria, ainda durante os executivos de Isabel Damasceno, reivindicava do Estado a cedência do antigo convento.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.