Sociedade

Coronel João Vicente é o novo comandante da Base Aérea de Monte Real

10 out 2020 16:18

A rendição de comando foi assinalada com uma cerimónia militar restrita, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, anunciou hoje a Força Aérea.

coronel-joao-vicente-e-o-novo-comandante-da-base-aerea-de-monte-real
João Vicente tomou posse esta sexta-feira
DR

O coronel piloto aviador, João Paulo Nunes Vicente, assumiu esta sexta-feira, o comando da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, substituindo na função o coronel piloto aviador, João Carlos de Bastos Jorge Gonçalves, que neste dia foi agraciado com a Medalha de Prata de Serviços Distintos.

A rendição de comando foi assinalada com uma cerimónia militar restrita, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, anunciou hoje a Força Aérea.

O novo comandante nasceu em Lisboa em 1971, tendo ingressado na Força Aérea em Julho de 1989, no curso de Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Piloto Aviador, na Academia da Força Aérea, refere a nota biográfica disponibilizada pela Força Aérea.

Efectuou o Tirocínio nos EUA, tendo sido brevetado em Maio de 1995, em Vance AFB.

Entre Fevereiro de 1996 e Dezembro de 1997 esteve colocado na Esquadra 301 – Jaguares, na Base Aérea N.º 11, em Beja, onde obteve as qualificações de piloto operacional e comandante de parelha em Alpha-Jet.

Entre Abril de 2000 e Agosto de 2003 exerceu funções no programa Euro-NATO Joint Jet Pilot Training, em Sheppard AFB, nos EUA, tendo realizado mais de 1000 horas de voo como instrutor de voo em T-37.

João Paulo Nunes Vicente também desempenhou funções no Estado-Maior Militar Internacional do Quartel General da NATO em Bruxelas e de chefe do Centro de Operações Aéreas do Comando Aéreo.

É autor de três livros e mais de três dezenas de artigos na área do Poder Aeroespacial em particular no emprego de sistemas aéreos não tripulados, tendo participado em várias conferências nacionais e internacionais.

Totaliza 3000 horas de voo e da folha de serviços constam várias condecorações e louvores.

Reside em Torres Vedras, é casado e tem dois filhos.