Sociedade

Corrida de barbatanas sensibiliza para a diferença e ajuda paralímpicos

22 mai 2016 00:00

Evento realiza-se em Monte Real, a 5 de Junho

corrida-de-barbatanas-sensibiliza-para-a-diferenca-e-ajuda-paralimpicos-4162

Corrida e barbatanas são dois conceitos que, à partida, nada têm que ver um com o outro. O projecto Sentir+Monte Real juntou-os, com uma dupla missão: sensibilizar para a diferença e para a exclusão e, ao mesmo tempo, apoiar causas sociais. A segunda edição do evento está marcada para o próximo dia 5.

Desta vez, os fundos angariados serão entregues à Associação Portuguesa de Ciclismo Adaptado, ajudando à participação de atletas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.  Teresa Coimbra, da organização, explica que a ideia surgiu da vontade de criar um evento “solidário”, que “mobilizasse as pessoas” e que servisse para chamar a atenção para os obstáculos que, quem é diferente, tem de ultrapassar, “sejam eles barreiras físicas ou criadas pelo preconceito”.

“Procurámos um tipo de evento que fugisse ao que já se faz e que fosse divertido. Foi assim que apareceu a associação entre barbatanas  e corrida. Algo parvo, que cativa as pessoas e que, através da brincadeira, alerta para algo sério”, acrescenta.

 A edição deste ano começa com uma conferência, a realizar durante a manhã do dia 5, com a presença de Telmo Pinão, presidente da Associação Portuguesa de Ciclismo Adaptado.

A corrida de barbatanas propriamente dita decorrerá à tarde, nas ruas da vila de Monte Real, em modelo de estafeta, com a inscrição a ser feita por equipas. Na primeira edição, que apoiou a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, participaram 21 formações, totalizando cerca de 100 pessoas. Este ano, a organização espera ultrapassar esse número.

Teresa Coimbra deixa o desafio: “Venha divertir-se, sentir na pele o que é ter algo que dificulta a sua locomoção e contribuir para uma associação que promove a prática de desporto – ciclismo – adaptado”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.