Covid-19

Covid-19: Casamento na origem dos mais recentes surtos na Marinha Grande e Pombal

30 jul 2021 11:25

"Crescimento de novos casos na região de Leiria tem sido contínuo, desde há oito dias"

covid-19-casamento-na-origem-dos-mais-recentes-surtos-na-marinha-grande-e-pombal
Novo desconfinamento poderá ter consequências para a saúde da região, caso o público não aplique bom-senso
Ricardo Graça/Arquivo

O JORNAL DE LEIRIA apurou junto das entidades de saúde do ACeS Pinhal Litoral que uma parte substancial dos surtos existentes no distrito prende-se com reuniões e celebrações familiares, onde não se têm respeitado nem os números máximos fixados pela Direcção-Geral da Saúde, nem o uso de máscara, nem ainda a distância física.

A situação poderá vir a acarretar consequências de saúde pública, uma vez que o Governo anunciou ontem o início de um desconfinamento gradual em três fases, a começar já no domingo.

Segundo Ana Silva, uma das delegadas de saúde de Leiria, a situação vivida, por exemplo, na Marinha Grande, que conta já com 81 casos activos de infecção por SARS-CoV-2, estará relacionada, entre outras situações, com um casamento que decorreu numa quinta de eventos, no concelho de Pombal. 

Segundo a médica, terá havido algum desrespeito pelas regras, uma vez que a ambos os noivos, no dia a seguir à celebração, foi diagnosticada Covid-19.

O cenário repetiu-se com vários familiares e amigos, todos convidados do casamento. Em virtude da contaminação decorrente desta celebração, os números terão disparado.

"O crescimento de novos casos na região de Leiria tem sido contínuo, desde há oito dias", diz, confirmando o que está reflectido nos boletins diários do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

As recuperações têm sido poucas, comparativamente aos novos casos de infecção pelo coronavírus. 

"Não vejo a zona de Leiria a abrandar e temo que, com o desconfinamento anunciado, em pouco tempo, teremos um aumento brutal de novos casos. Estamos num crescendo progressivo!", alerta.

Nas últimas 24 horas, foram detectados mais 96 casos activos no distrito, elevando o número total para 1139 infectados pelo coronavírus. A região (distrito de Leiria + concelho de Ourém, no distrito de Santarém) contabiliza 1210 casos activos.

Os concelhos com maior número de casos activos na região, são Leiria (454), Caldas da Rainha (133), Peniche (97), Porto de Mós (82), Alcobaça (81), Marinha Grande (81) e Ourém (71).

Segundo o relatório de hoje do CDOS de Leiria, desde ontem, foram detectadas mais 135 novas infecções, havendo apenas 39 recuperações.