Sociedade

Covid-19: Controlado surto no lar residencial da Cercipom

10 dez 2020 17:47

Ao todo foram infectadas 39 pessoas, sendo 21 utentes e 18 colaboradores

covid-19-controlado-surto-no-lar-residencial-da-cercipom
Redacção/Agência Lusa

O surto de Covid-19 no lar residencial da Cercipom, em Pombal, que infectou 39 pessoas, entre utentes e funcionários, está controlado, disse hoje à agência Lusa a directora-geral da instituição que apoia pessoas com deficiência ou incapacidade.

“Ao todo, foram 39 as pessoas infectadas, sendo 21 utentes e 18 colaboradores. Dos colaboradores, 15 já recuperaram. Registámos, infelizmente, o falecimento de uma nossa utente”, afirmou Preciosa Santos.

Segundo a directora-geral, “os utentes já tiveram alta do ponto de vista médico, pelo que são considerados recuperados”, estando o surto controlado.

Este teve o foco principal no lar residencial de Pombal, mas foram testados os colaboradores e utentes do Centro de Actividades Ocupacionais (que funciona no edifício-sede da Cercipom), resultando “uma utente e seis colaboradores positivos, números incluídos no global de contágios deste surto”, explicou.

Preciosa Santos destacou que “a Cercipom continua empenhada na segurança das pessoas com quem trabalha, utentes e colaboradores, providenciando para o efeito todas as medidas necessárias, nomeadamente a disponibilização de equipamento de protecção individual e fomentando o cumprimento das normas da Direcção-Geral da Saúde”.

Agradecendo “aos parceiros da Saúde, Câmara de Pombal e Segurança Social, que estiveram sempre disponíveis para ajudar no que era necessário, ao nível de recursos físicos e humanos”, a directora-geral agradece também “a particulares e entidades locais que manifestaram apoio e se disponibilizaram para alguma eventualidade que fosse necessária”.

O surto neste lar foi conhecido em 19 de Novembro, então com 16 utentes e 11 funcionários infectados com o novo coronavírus.

O lar residencial da Cercipom (a Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal tem outro lar residencial na Guia) tem 20 utentes, com idades entre os 20 e 65 anos, e 15 funcionários.

O concelho de Pombal regista, desde o início da pandemia, em Março, 753 casos do novo coronavírus, segundo o último boletim da Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria, divulgado às 00:38 de hoje

No mesmo período, 571 pessoas recuperaram da doença e foram contabilizados 24 óbitos.