Covid-19

Covid-19: Lar de Porto de Mós com 19 casos positivos

5 dez 2020 13:39

Os utentes estão “assintomáticos ou com sintomas ligeiros”.

covid-19-lar-de-porto-de-mos-com-19-casos-positivos
O concelho de Porto de Mós regista 236 casos, 172 recuperações, 3 óbitos e 61 casos activos
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro de Bem Estar da Cruz da Légua detectou 19 infectados pelo novo coronavírus.

O presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, revela ao JORNAL DE LEIRIA que foram registados nove utentes e dez funcionários com testes positivos ao SARS-CoV-2.

“O surto surgiu com um caso de uma funcionária em meados de Novembro. Depois de terem sido testados todos os utentes e funcionários foram detectados, agora, 19 infectados”, precisa o autarca.

No entanto, Jorge Vala sublinha que ainda não são conhecidos os resultados dos testes a todos os profissionais da instituição.

O presidente da autarquia adianta que os utentes estão “assintomáticos ou com sintomas ligeiros”.

Depois de ser conhecido o surto, foi activado o plano de contingência e o lar criou uma ala restrita para os utentes que testaram positivo.

Tendo em conta o número elevado de funcionários infectados foi também accionada uma brigada de intervenção rápida da Segurança Social para dar apoio aos utentes do lar.

O Município de Porto de Mós procedeu ainda à desinfecção de todo o espaço.

“Apenas um foi ao hospital de Leiria, por precaução, já que é uma pessoa que sofre de problemas respiratórios”, adianta. O autarca salienta que esta é uma das instituições particulares de solidariedade social “que não tem visitas presenciais” e que “cumpre todas as regras” de protecção individual.

O presidente informa que o surto registado no lar privado de Alqueidão da Serra está ultrapassado. “Há que enaltecer o trabalho que foi feito na Casa de Repouso Alexandrina Bartolomeu.

Os profissionais infectados ficaram 15 dias na instituição e conseguiu-se controlar o surto sem problemas. Deram uma resposta exemplar”, destaca Jorge Vala.

Segundo o boletim do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o concelho de Porto de Mós registou, nas últimas 24 horas, 236 casos (mais 4 do que ontem), 172 recuperações (mais 2 do que ontem), 3 óbitos e 61 casos activos (2).